Cotidiano

Pesquisador sugere redução de limite de velocidade nas ruas

Além de diminuir o número de mortes, medida visa diminuir o impacto dos acidentes na saúde pública

Reduzir o limite de velocidade em vias urbanas na Capital e demais municípios para 50 km/h seria uma mudança agradável para os órgãos de fiscalização de trânsito. A proposta, no entanto, tem um objetivo muito maior: a diminuição do índice de óbitos no Estado.

De autoria do pesquisador e odontolegista do Instituto de Medicina Legal (IML), Antonio Medeiros, tem como motivação o impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública, com a ocorrência de ferimentos, sequelas e óbitos precoces, perda irreparável da vida humana, sobrecarga de todos os órgãos envolvidos, como o Samu, perícia do IML, unidades de saúde do Trauma e UTI, dentre outros.

A sugestão também foi baseada na tese de doutorado do próprio odontolegista, com o título “Aspectos éticos, legais e epidemiológicos da mortalidade no trânsito em Roraima”, realizada na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), em Campinas (SP). Além disso, também foram utilizados dados nacionais e apontamentos da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo Medeiros, o conjunto de dados revela que o índice de mortes causadas por acidentes no país é muito alto, mas que o levantamento ainda é abaixo da realidade. “Dados do ano 2000 colocavam Boa Vista com o maior índice de mortalidade entre as capitais do país em acidentes de trânsito. Fizemos a atualização desses dados, analisamos de 2011 a 2015, com os dados do IML-RR e confrontando com os dados nacionais do Ministério da Saúde e vimos que é mais de 50% a subnotificação”, disse.

Para elaboração da proposta, o odontolegista também levou em consideração as declarações da OMS que definem a velocidade como o centro do problema mundial no acidente de trânsito. A organização preconiza que os países que adotarem medidas de segurança logo terão recompensas em qualidade de vida, saúde e estradas mais seguras para condutores, ciclistas e motoristas.

PROPOSTA – A solicitação foi enviada durante a semana aos órgãos de trânsito do município e do Estado, além de representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo. A proposta solicita a possibilidade de implantar o limite de velocidade máxima de 50 km/h nas vias urbanas da cidade de Boa Vista, com ênfase na educação para segurança no trânsito, mobilização da sociedade e ampla e adequada sinalização.

O odontolegista acredita que, com a implantação da medida, o país poderá sair de uma situação que lembra o período das grandes guerras mundiais. “O trânsito mata mais de 40 mil pessoas no Brasil por ano. O País é o terceiro da América e o quinto no mundo em mortalidade no trânsito, ou seja, é uma verdadeira guerra o que nós estamos presenciando. É silenciosa e a gente não consegue ver resultado, mas podemos analisar os índices e tentar formular maneiras de solucionar a questão”, pontuou. (P.C)