Saúde e Bem-estar

Perda de peso não intencional pode indicar um câncer, diz estudo

O emagrecimento sem explicação foi associado a dez tipos de tumores em uma pesquisa gigantesca

Manter-se no peso ideal é um fator protetor contra o câncer, mas emagrecer sem querer é um sinal de alerta importante para a doença, avisa estudo conduzido pelas Universidades Oxford e Exeter, ambas da Inglaterra. A pesquisa, publicada recentemente no jornal científico British Journal of General Practice, é a primeira investigação profunda sobre o assunto.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas revisaram 25 trabalhos, que envolveram informações de nada menos do que 11,5 milhões de indivíduos com idades variadas. Eles notaram que o registro de perda de peso não intencional era o segundo maior preditor de tumores colorretais, de pulmão, pâncreas e rins, além de estar associado a outros tipos de câncer.

Para ter ideia, em mulheres acima de 60 anos, a queda repentina no ponteiro da balança aumentou em 6,7% o risco de encarar um tumor. Nos homens, o perigo aumentou mais de 14%. Segundo os protocolos da saúde pública britânica, um risco acima de 3% já é considerado um fator de ‘investigação urgente’.
A importância do clínico geral

“Nós sempre soubemos que o emagrecimento não-planejado pode significar câncer, mas esse estudo reúne toda a evidência publicada e demonstra que a investigação disso deve ser um foco de esforço para salvar vidas”, comentou o microbiologista e expert em diagnóstico de câncer Willie Hamilton, da Universidade de Exeter, coautor do estudo, em comunicado à imprensa.

O trabalho chama a atenção para a necessidade de analisar bem os indivíduos, especialmente após os 60 anos, que reportam peso perdido e outros sintomas não específicos no consultório do clínico geral – que costuma ser a porta de entrada desses casos.

O próximo passo dos experts é estabelecer qual a quantidade de quilos perdidos que deveria ligar o sinal de alerta, algo que não está claro nessa primeira pesquisa, já que os estudos avaliados utilizaram medidas diferentes. De qualquer maneira, fica o recado: enxugar as medidas sem explicação merece um olhar mais apurado.

Causas
Inúmeras razões podem levar uma pessoa a emagrecer sem que haja o intuito de perder peso. Veja algumas das possíveis causas:
Metabolismo acelerado

Perda de apetite

Abuso de substâncias químicas, como álcool e drogas

Diarreia crônica

Distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia, podem levar uma pessoa a perder mais peso do que ela de fato gostaria

Desnutrição

Uso de determinados medicamentos, como anfetaminas, o uso exacerbado de laxantes e medicamentos para tireoide

Resultado do tratamento de quimioterapia, utilizado para tratar alguns tipos de câncer

Depressão

Distúrbios graves do sono, como insônia

Câncer

Hipertireoidismo

Úlceras orais, que provocam dor

Uso de aparelhos odontológicos, que dificultam a alimentação

Perda de dentes

Cáries dentárias

Tabagismo

Aids