Polícia

Penitenciária Agrícola registra a maior fuga de todos os tempos

Fugas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo não são novidades, só que desta vez foi a maior já registrada no Estado

Na madrugada de ontem, uma nova fuga em massa foi realizada na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), zona rural de Boa Vista, desta vez a maior de todos os tempos. A deficiência na vigilância externa foi decisiva. Cerca de 50 detentos fugiram da unidade prisional utilizando escadas para pular o muro ao lado da Guarita 6, que estava desguarnecida. Só este ano já foram tentadas mais de três fugas por túneis escavados naquela unidade prisional, que tem 1.400 detentos.

O Governo do Estado confirmou a fuga em massa, mas ainda pela manhã não sabia da quantidade dos detentos que conseguiram escapar da penitenciária. Afirmou que o efetivo policial foi destacado para realizar buscas aos foragidos. A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça de Cidadania (Sejuc) foi acionada para atuar nas buscas pelos bairros. Ainda ontem dez detentos foram recapturados, até o fechamento desta matéria, no início da noite.

Os dois primeiros recuperados foram encontrados ainda de madrugada, nas proximidades da Pamc. Outros dois foram recapturados no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, quando um agente penitenciário os reconheceu em uma via pública. Mais dois foram localizados no bairro Santa Luzia, também na zona Oeste.

Um agente penitenciário confirmou o número de 50 foragidos após recontagem dos presos, contabilizando a maior fuga de todos os tempos. “Está havendo uma construção no local e as madeiras utilizadas estão em uma área próxima à muralha, que fica sem segurança. Lá eles conseguem ter acesso, onde conseguiram material para construir as escadas utilizadas na fuga”, destacou.

Até ontem foram recapturados os seguintes detentos: Wesley José da Cruz, Mayke Menezes de Carvalho, Maycon Jonsen Hartmann, Ramon Diego Serra dos Santos, o “Patinho”, Thiago Alexandre Serra dos Santos, Edmar dos Santos Carmona, Maik Alexandre da Silva Dias, Hélio de Frank Araújo de Sousa, Moisés Jhonatan Alves Fernandes e Ronicler Silva Souza.

Os recapturados foram levados para a sede da Dicap onde passaram por procedimentos de praxe. Também foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito e logo depois devolvidos à penitenciária. Eles deverão cumprir sanções disciplinares conforme a Lei de Execuções Penais (LEP). 

A procura pelos detentos permanece, incluindo auxílio de helicóptero nas regiões de lavrado e mata perto da Penitenciária, além de buscas nos balneários públicos na zona Leste, nos bairros Caçari e Paraviana. A população pode ajudar na recaptura com alguma informação sobre os foragidos ligando para o número 190 (emergência), 2121-8940 e 99139-9529 (WhatsApp). O anonimato é garantido.

LISTA DOS QUE CONTINUAM FORAGIDOS

1. Yan Brenno Pereira da Silva
2. Abnildo da Silva Oliveira
3. Adriano Clarindo
4. Aylton de Souza Martins
5. Balarama Barbosa Castro
6. David Macario da Costa
7. Diogo de Assis Lima
8. Frank Ferreira Brito
9. Gilmário de Sousa dos Santos
10. Jamison de Souza
11. Jean da Fonseca Vieira
12. Mackleisson Severiano da Silva
13. Manoel Paiva Cabral Silva
14. Max Robert Lourenço Matos
15. Rychardon Victor Evaristo de Oliveira
16. Warley Janderley Santos de Souza
17. Wenderson de Jesus Moraes
18. Weslee de Almeida Veras
19. Mário Vieira Lima
20. Thiago Henrique Silva Sousa
21. Alex Souza da Silva
22. Dean Vasconcelos Vital
23. Ednaldo Fonseca da Silva “Bosta”
24. Fabiano Silva de Carvalho “Dentinho”
25. Fábio Barbosa da Silva
26. Kaio Nascimento Vieira
27. Idelfran Borges de Castro “Fan”
28. José Silva de Oliveira
29. Aldenor Magalhães dos Santos “Dena”
30. Dibson Dias Costa
31. Diogo Oliveira dos Santos
32. Edinaldo Dias Honorato “Macaco”
33. Guilherme Barroso Freitas Sobral “Fofão”
34. José Campos Gomes “Negão”
35. José Marcelo Silva dos Santos
36. José Rodrigues de Souza Filho “Zezinho”
37. Railan Vitor Barbosa
38. Roberto Assunção Souza
39. Waldenilton Pereira Joaquim “Caboco Val”