Cotidiano

Peixes regionais são os mais procurados pelos consumidores

A máxima de que o brasileiro deixa tudo para a última hora não se aplica sempre. Pelo menos é o que se pôde perceber visitando algumas peixarias de Boa Vista na tarde de ontem, 29. A movimentação, segundo os comerciantes, teve início no começo da semana.

O proprietário de um estabelecimento do segmento, localizado na avenida Capitão Júlio Bezerra, que não quis se identificar, não sabe precisar em números o aumento, mas garante que o movimento cresceu. “O aumento começou na segunda-feira e as vendas estão melhores do que ano passado”, assegurou.

Ele enfatizou que os clientes procuraram com antecedência os produtos. Matrinxã, tambaqui e dourado são os mais procurados. Para atrair mais clientes, promoções diárias e preços especiais estão sendo praticados.

Em outro estabelecimento, o cenário é o mesmo. Muita procura e freezers cheios de diversas opções. O dourado, por exemplo, é uma das escolhas que tem agradado os clientes. O proprietário da peixaria disse que os valores subiram um pouco com relação ao ano passado, em média R$ 2 por quilo. “Aumentou um pouquinho o valor, mas a procura fez foi aumentar a venda e o dourado está saindo muito. Já vendi quase todo o estoque que eu comprei”, afirmou.

O filho do proprietário da peixaria precisou tirar folga do serviço por uma semana para auxiliar o pai devido ao movimento. “Não sei dizer o quanto aumenta nesta época, só sei dizer que a fila fica grande”, brincou o comerciante.

Não há uma estimativa oficial sobre a expectativa de aumento de vendas e os comerciantes preferiram não apostar, embora sejam categóricos em afirmar que as vendas sobem bastante nesta época do ano.

A aposentada Maria do Rosário, de 53 anos, era uma das clientes. Ela contou que fez pesquisa de preços para fazer as melhores compras. “Achei os preços semelhantes aos do ano passado. Estou pensando em um bom filé de dourado e matrinxã”, comentou.

A ORIGEM DO COSTUME – A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, na qual se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Nesta época, os católicos costumam não consumir carne vermelha, em sinal de penitência, o que motiva o aumento pela procura do produto. (E.S)