Cultura

Pediatra explica o que os pais devem fazer

A febre é a elevação da temperatura normal do corpo. Saiba como proceder quando perceber que seu filho tem febre

Um dos principais motivos de consulta pediátrica, tanto em serviços hospitalares como em serviços de urgências, é a febre infantil. De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, o sistema imunológico libera defesas que agem de maneira mais eficaz quando a temperatura do corpo aumenta. É sempre recomendável medir a temperatura com o termômetro.

“Febre infantil não é doença, é um sintoma de exposição da criança a agentes infecciosos ou inflamatórios (vírus, bactérias, fungos, por exemplo) e aponta uma resposta de defesa do organismo a esses agentes”, explica.

A temperatura normal do corpo é de 36,5 a 37,5, se está entre 37,5 a 38,5 é considerada Febre baixa, de 38,5 a 39,5 classifica-se como febre moderada e Febre alta se a temperatura atinge acima de 39,5 a 40,5. O tratamento com medicação antitérmica é indicado a partir de 37,8 ou maior.

“Outras medidas que ajudam no controle da febre são compressas frias, banhos mornos (a água deve ter a temperatura um pouco abaixo da temperatura corporal, dessa forma é mais eficaz que o banho frio, que causa muito desconforto, calafrios e estimula o aumento da temperatura corporal), a ingestão de muito líquido (uma vez que a febre pode levar à desidratação) e usar roupas leves”, explica.

Segundo a médica, o uso de roupas quentes e cobertas pode elevar ainda mais a temperatura corporal, chegando à convulsão febril, apenas em crianças geneticamente predispostas e não é uma prática recomendada. “Crianças com febre e que apresentam bom estado geral, podem ser medicadas em casa com medicação antitérmica e marcar atendimento no consultório pediátrico o quanto antes, porém é importante lembrar que crianças menores de 01 ano e especialmente de 0 a três meses quando apresentam febre configuram emergência”, ressalta.                 

Quando a febre está associada à respiração rápida, palidez, manchas na pele, choro incontrolável, sonolência excessiva a criança deve ser conduzida à emergência pediátrica imediatamente, para um exame mais detalhado.

O que causa a febre?

As causas mais comuns são infecções virais, como respiratórias, urinárias, otites, amigdalites e pneumonias. Na maioria das vezes, no entanto, trata-se de um sintoma benigno que vai embora espontaneamente. Você leu certo. Ela tende a desaparecer sozinha, sem a necessidade de medicação.