Cotidiano

Passa de 100 o número de casos suspeitos de sarampo

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a notificação de 103 casos suspeitos de sarampo. Destes, 74 em Boa Vista, 28 em Pacaraima e um no Cantá. Até o momento, 28 casos foram confirmados. Um óbito por sarampo foi ratificado e um segundo óbito encontra-se em investigação, ambos em crianças internadas no Hospital da Criança Santo Antônio, na capital.

A coleta de material biológico foi realizada para todos os casos (sangue, swab naso e orofaringe, urina) e encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima (Lacen/RR). Até o momento, 14 casos apresentaram sorologia IgM Reagente para sarampo com PCR positivo e identificação do genótipo D8, o mesmo identificado na Venezuela em 2017, exame este realizado pelo Laboratório de Referência Nacional (Fiocruz/RJ).

CARACTERÍSTICAS – Do total de casos confirmados, 17 são em homens e 11 são em mulheres. Vinte e cinco casos são procedentes da Venezuela e o restante acometeu brasileiros. Entre os venezuelanos, 16 casos residem em abrigos e nove são indígenas. Entre os casos confirmados, nove foram hospitalizados, devido as suas condições sociais (moradores de abrigo e rua), e quatro casos pelo agravamento do quadro clínico.

Quanto à faixa etária, três casos são em crianças menores de um ano; oito em pacientes de um a quatro anos; oito em crianças, de cinco a nove anos; quatro em pacientes de 10 a 14 anos; dois em adolescentes de 15 a 19 anos; dois casos em pacientes de 20 a 29 anos e um caso confirmado em adulto de 30 a 39 anos.

Mais de 45 mil prontuários foram revisados

Desde o primeiro caso suspeito de sarampo, foi realizada a busca retrospectiva nos Hospitais Geral de Roraima (HGR), da Criança Santo Antônio (HCSA), Lotty Iris e da Unimed e no Pronto Atendimento Cosme e Silva. Foram revisadas 42.274 fichas de atendimento e prontuários e selecionados 16 casos que atenderam a definição de caso estabelecido para busca.

Foi realizada também busca retrospectiva de possíveis casos de sarampo no Hospital Délio Oliveira Tupinambá, em Pacaraima, pela equipe do EpiSUS e vigilância estadual. Foram revisados 4.153 prontuários e fichas de atendimentos e selecionados seis casos que atenderam a definição de caso suspeito de sarampo.

A vigilância municipal e a equipe do EpiSUS fizeram a busca ativa de contatos no Hospital da Criança e na Policlínica Cosme e Silva, locais por onde casos suspeitos passaram e foram atendidos.

Quase 20 mil pessoas foram vacinadas

Dados preliminares da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam que 32.825 pessoas compareceram aos postos de vacinação nos 15 municípios até o final da tarde de sexta-feira, 16. Pouco mais de 41% destas pessoas estavam com esquema vacinal completo, 45% não comprovaram a situação vacinal ou não estavam vacinadas e 14% estavam com o esquema vacinal incompleto.

Foram aplicadas 19.287 doses, o que corresponde a 59,5% das pessoas que compareceram aos postos de vacinação. Cerca de 70% das doses foram aplicadas em Boa Vista. A vacinação continua nos postos de vacinação fixos e volantes nos distintos municípios, em zonas rurais, áreas de difícil acesso, e em instituições.

“Por tratar-se de uma vacinação seletiva, não há meta estabelecida para alcance da população. Entretanto, esforços devem ser envidados para o cumprimento das ações programadas e consequente êxito da vacinação”, esclareceu a Sesau.