Política

Parlamento Amazônico faz debate com lideranças indígenas de Roraima

Membros do Parlamento Amazônico se reuniram na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), nesta quarta-feira, para debater, entre outros assuntos, o desenvolvimento econômico das comunidades indígenas da Região Norte.

O presidente do Parlamento, o deputado Coronel Chagas (PRTB), informou que o encontro contou com a participação de 18 lideranças de Roraima, entre tuxauas, coordenadores de entidades representativas de comunidades indígenas, representantes da Secretária Estadual do Índio e representantes da Secretaria Municipal do Índio de Bonfim, todos presentes através de viagem em ônibus cedido pelo Governo do Estado.

Os parlamentares Naldo da Loteria (PSB), Joaquim Ruiz (Podemos), Gabriel Picanço (PRB), Chico Mozart (PRP) e Zé Galeto (PRP) também participaram do evento.

Chagas esclareceu que durante o encontrou houve a realização de três palestras. A primeira realizada pelo presidente nacional da Fundação Nacional do Índio (Funai), o general Franklimberg Ribeiro Freitas, sobre a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial (PNGATI).

“Consiste em uma política pública que trata do fortalecimento e do incentivo ao desenvolvimento autossustentável das comunidades indígenas através da exploração do turismo, da pesca esportiva, dos seus produtos, enfim, é uma política de conhecimento de poucas comunidades indígenas e por isso, nós tivemos essa iniciativa de convidar o presidente da Funai para apresentar essa palestra”, informou.

Já a segunda palestra foi sobre o manejo de jacarés na Amazônia. “Uma política nova que está surgindo em razão da super população de jacarés nos rios da Amazônia. A exemplo do que está acontecendo no Mato Grosso, estão tentando trazer essa iniciativa para cá”, frisou Chagas.

Por fim, a terceira palestra foi sobre as potencialidades minerais em terras indígenas na região amazônica, proferida pelo técnico do serviço de geologia da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) trazendo informações de interesse da região amazônica. (P.C.)