Cotidiano

Para atender demanda Receita Federal e PF instalam novo posto de atendimento

Todos os dias centenas de imigrantes faziam fila na sede da Receita na expectativa de tirarem o CPF

O aumento considerável entre imigrantes que querem obter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) na sede da Receita Federal, motivou o órgão a buscar parceria com a Polícia Federal em Roraima (PF/RR), e desde quinta-feira, 12, está funcionando o novo posto de atendimento para finalização do pedido do documento na sede da PF.

Segundo o delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, em média, a cada dia são emitidos 150 CPFs para imigrantes que vão até a sede da Receita. Para dar rapidez às solicitações de finalização do documento houve a necessidade de instalar mais um ponto de atendimento.

“Com este aumento no número de solicitações por parte dos estrangeiros, e a preocupação de melhor acolher e atender o imigrante recorremos à parceria com a Polícia Federal a pedido da Casa Civil da Presidência da República, viabilizando esse novo núcleo que começou a funcionar na semana passada”, detalhou.

O delegado informou que o novo posto tem a finalidade de ser conclusivo. No momento da emissão do visto provisório, o imigrante já pode se dirigir à Receita, e solicitar o CPF. Assim, concentrado o atendimento, evita o deslocamento dos imigrantes até a sede da Receita para dar sequência à solicitação. Concentrados, os dois órgãos atendem de forma humanizada venezuelanos que buscam regularização em Roraima.

“Disponibilizamos servidores para atuarem neste novo núcleo de atendimento ao imigrante. O atual número de emissões de CPF, hoje, está em torno de 150, deve aumentar consideravelmente. Vamos manter aqui na sede o atendimento residual para imigrantes que já possuem o documento de controle migratório e ainda não possuem o CPF, ao contrário do novo núcleo na sede da PF que visa atender quem está chegando agora e solicitando seu protocolo de refugiado no Brasil”, explicou.