Cotidiano

Palestra reúne representantes de partido e estudantes em seminário

O Seminário é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima

O termo fake news é usado para se referir a notícias falsas ou imprecisas que são publicadas, majoritariamente, na Internet. Essa expressão, que significa literalmente “notícias falsas”, em português, já existe há bastante tempo. Entretanto, ganhou popularidade após ser usada repetidamente nas últimas eleições americanas.

O tema chamou atenção de estudantes e representantes de partido que participaram de um Seminário realizado hoje a tarde (04) pelo Tribunal Regional Eleitoral. A programação contou com palestra ministrada pelo analista Judiciário do TRE/RS, Alexandre Basílio. Além da editora de política do Jornal Folha de Boa Vista, jornalista Cyneida Correia, está entre os membros da mesa.  

Além da Fake News, o evento contará ainda com palestras sobre Prestação de Contas, Doações Eleitorais, Registros de Candidatura, entre outros temas. A ação tem como objetivo promover o esclarecimento para os operadores do direito, imprensa, partidos políticos, pretensos candidatos, eleitores e público em geral.

 A estudante de direito Ana Clara Góes de 18 anos participou da palestra para obter mais informações sobre o assunto. Segundo ela, as redes sociais possibilitaram além de notícias falsas, vírus e golpes em internautas. “As notícias falsas vão além de brincadeiras inocentes na Internet e têm feito vítimas reais” explica.

De acordo com Matilde Fernandes, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TER, uma tendência cada vez mais usual na internet é o ato de curtir ou compartilhar uma notícia sem antes ler.

“Fake News e propaganda eleitoral são os principais temas abordados, são temas mais voltadas para os membros dos partidos políticos. A proposta é realizar outros encontros até o período das eleições.  O uso da Fake News são o grande problema que estamos enfrentando agora, a internet divulgando boatos e isso atrapalha o processo de eleição democrático.  Isso pode fazer com que um candidato perca ou ganhe a eleição baseados em mentiras” disse.