Saúde e Bem-estar

Pais influenciam diretamente nos hábitos saudáveis dos filhos

Uma nova pesquisa publicada esta semana na revista científica BMJ traz mais uma grande motivação para as mães manterem hábitos mais saudáveis. A pesquisa mostra que o modelo materno e paterno está diretamente ligado à possibilidade dos filhos em se tornarem adultos obesos.

A pesquisa foi realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos que acompanhou cerca de 16.945 mulheres e seus 24.289 filhos. As mulheres que apresentavam peso adequado, praticavam exercícios regularmente, mantinham uma dieta saudável. Além disso, não consumiam grandes quantidades de álcool e não fumavam. Com isso, seus filhos tiveram 75% menos tendência a obesidade do que os filhos, onde os pais não mantiveram nenhum desses hábitos.

De acordo com o médico, César Penna, endocrinologista, quando os filhos seguem os exemplos de seus pais para uma vida mais saudável, ele também poderá criar hábitos saudáveis.

“Estes dados validam a suspeita de que as contribuições genéticas dos pais para seus filhos influenciam a propensão de uma criança à obesidade, mas a obesidade infantil não pode ser explicada apenas pela genética. Nesses casos, a influência dos hábitos dedicados a manter a saúde em dia influencia diretamente a criança. Ou seja, não basta apenas incentivar os filhos a praticarem atividades físicas e comerem melhor se você não faz o mesmo”, explica.

 Para o médico, um fato que surpreendente na pesquisa foi que a alimentação da mãe não foi tão influente quanto suas outras escolhas relacionadas à saúde, refletindo, talvez, uma realidade da infância moderna.

“O cardápio infantil é influenciado por muitos fatores, incluindo as merendas oferecidas nas escolas e as opções de comida que encontram em sua rotina. Nesses casos, a proposta de reduzir a obesidade em crianças precisa ir além das próprias crianças. Mesmo se os pais não mantiverem alguns bons hábitos esporádicos, eles já são capazes de fazer a diferença no risco de obesidade de seus filhos quando incluírem uma alimentação saudável”, ressalta.

Uma dica para influenciar os pequenos de forma mais saudável é incluir as crianças escolhendo o menu das refeições, além de passar tempo de qualidade juntos, aproveitar para ensinar aos mais pequenos a importância de uma alimentação saudável, como criar e planejar cardápios para o dia-a-dia.

“Quando a criança está inserida é mais fácil adaptar e adequar a rotina alimentar dos pequenos, e muda-las para receitas mais saudáveis, assim será mais fácil compreender a importância de saborear a comida, o prazer de desfrutar de uma guloseima sem sentimentos de culpa, as vantagens de uma alimentação saudável constante em detrimento das dietas da moda”, explica o médico.