Cotidiano

Pacientes ficam sem atendimento no Cosme e Silva

Devido à pane no sistema elétrico, os pacientes tiveram que ser encaminhados a outras unidades de saúde

Uma pane no sistema elétrico deixou o Pronto Atendimento Cosme e Silva sem energia neste sábado (17). Por conta disso, o atendimento ambulatorial foi suspenso e os pacientes direcionados a outras unidades hospitalares da capital. O local tem geradores, mas segundo informações de servidores, falharam quando o fornecimento de energia foi interrompido.

A equipe da Folha questionou servidores do setor de Recursos Humanos sobre a ausência de geradores no Pronto Atendimento, e uma servidora que não se identificou, explicou que a unidade de saúde possui gerador, mas devido a um animal no interior do mesmo, apresentou problemas, deixando o lugar completamente sem energia.

“O gerador apresentou falha mecânica por conta de um animal que se alojou na parte interna. Logo, não tivemos como fornecer energia elétrica, mas rapidamente o problema foi resolvido”, explicou.

Ela afirmou ainda que a energia elétrica retornou poucos minutos depois, porém o fornecimento aconteceu de forma precária e por conta disso, os aparelhos de ar-condicionado, computadores e o sistema de marcação de consultas não funcionaram e sem eles não tinha condições de atender os pacientes.

“Por isso pedimos aos pacientes que fossem a outras unidades ou para que aguardassem um pouco que o problema estava sendo resolvido, e os médicos atenderiam a todos”, explicou a servidora.

PACIENTES – A aposentada Maria Cássia Silva foi uma das pacientes prejudicadas pela falta de energia elétrica no Pronto Atendimento Cosme e Silva. “Fiz um apelo e falei que precisava ser atendida pelo médico, mesmo sem energia”, relatou.

José Antônio Santos chegou ao PA com o pai Antônio Mariano passando mal e ainda aguardava atendimento médico. “Meu pai precisa ser atendido, mas estava sem energia, não encontrei médico. Não sei o que vou fazer agora, pois até levar meu pai a outro centro de saúde vai levar um bom tempo, principalmente no final de semana, quando não tem lotação”, disse.

GOVERNO – A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) esclareceu por meio de nota que, devido a um problema na rede elétrica, o Pronto Atendimento Cosme e Silva teve o fornecimento de energia elétrica suspenso na noite desse sábado, 17, sendo restabelecido minutos depois. A unidade dispõe de gerador, no entanto, o equipamento apresentou uma falha no acionamento automático.

Informou ainda que equipes de manutenção foram acionadas com urgência. Os pacientes em atendimento foram direcionados para a unidade de urgência mais próxima, até que a energia fosse restabelecida no prédio.