Polícia

PM estoura boca de fumo e prende integrante de facção

Por volta das 13h30 de ontem, dia 22, uma guarnição do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionada via Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) para atender uma ocorrência de roubo de motocicleta e uso de residência como boca de fumo. A casa fica na rua Tertuliano Cardoso Ramos, antiga S-11, bairro Senador Hélio Campos, divisa com o bairro Operário, zona oeste da Capital. Na abordagem, M.S.A., de 20 anos, foi preso e uma grande quantidade de produtos apreendidos.

“Quando chegamos, não adentramos na residência porque havia uma discussão nos fundos do quintal, a respeito de alguns indivíduos que diziam ser do PCC [Primeiro Comando da Capital] e que não aceitavam a invasão do Comando Vermelho [CV] numa boca de fumo deles”, destacou o comandante da guarnição da Polícia Militar.

Conforme os policiais, a invasão do grupo rival se deu por conta de um vídeo em que um rapaz foi decapitado. O jovem executado seria membro da facção rival. “Eles adentraram para executar um indivíduo, mas ele fugiu antes da chegada do bando rival. Na hora de ir embora, os que tinham ido para realizar a execução ainda conseguiram levar a motocicleta de uma mulher que estava nas proximidades”, revelou.

Depois de analisar que a movimentação era intensa no local, a equipe da PM entrou na residência, momento em que um suspeito fugiu. “Era exatamente o que seria executado. Um indivíduo permaneceu no interior do imóvel.

Na hora que fizemos a abordagem, ele jogou um invólucro grande, que tinha várias trouxinhas de pasta-base de cocaína e cocaína em pó. Além disso, mais algumas substâncias entorpecentes que estavam em cima de um guarda-roupa de criança, foram localizadas”, acrescentou o policial.

Na tentativa de ludibriar a guarnição, o criminoso despejou produtos sobre o guarda-roupa para mascarar o cheiro da droga, mas como o odor do entorpecente é muito forte, acabou sendo encontrado pela guarnição.

Na hora da chegada da Polícia, estavam no local três homens e uma senhora que é cuidadora de criança, mas ela disse que não tem envolvimento algum com o crime. “O elemento confessou que realmente faz parte de uma organização criminosa. Disse também que os indivíduos entraram no imóvel e chegaram a procurar a pessoa para matar, mas não encontraram”, detalhou.

O suposto traficante foi apresentado à autoridade policial. Com ele, foram apreendidos 10 invólucros grandes contendo entorpecente, relógios, celulares, caixas de som, aparelhos de DVD, tablet, suporte para TV, vídeo game com controle, cordões, anéis e pulseiras de ouro. Possivelmente esses produtos sejam fruto de roubo e furto, mas também podem ter sido trocados por drogas, já que no local funcionava a comercialização de drogas. O suspeito foi conduzido ao 4º DP. Após o procedimento ter sido instaurado, o elemento foi autuado em flagrante e permaneceu detido numa das celas da Unidade Policial.

Segundo a guarnição, o jovem já tem passagem pela Polícia. A Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que ele já cumpriu pena na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), por roubo (art. 157 do Código Penal Brasileiro (CPB)), mas desde o dia 9 de novembro de 2016 está em liberdade, mediante Alvará de Soltura expedido pela Justiça. (J.B)