PF prende três e conduz 16 por crime eleitoral

Além dos presos e conduzidos, também foram expedidos seis mandatos de busca e apreensão

A Polícia Federal em Roraima (PF-RR), enviou hoje a imprensa, um apanhado da Operação Eleições 2016, que contou com o reforço de policiais federais de outros Estados da federação que atuaram no combate a crimes eleitorais em todos os municípios do Estado de Roraima.

A atuação da PF nas eleições municipais de 2016 resultou nos seguintes procedimentos:

Em Boa Vista, ainda na manhã de hoje (3), foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva em Boa Vista.

As pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos sobre suposta utilização de funcionários de Organização Não Governamental em campanha eleitoral de candidato a vereador no pleito recente.

No domingo, uma pessoa foi presa em flagrante por transporte ilegal de eleitor (art. 11, Lei 6.091/74); Três foram conduzidos por arregimentação de eleitor no dia da eleição; um foi conduzido por violação do sigilo do voto (art. 312, Lei 4.737/65); dois conduzidos portando quantia em dinheiro, santinhos e lista de eleitores.

No sábado (1°) foram cumpridos seis mandados de Busca e Apreensão em Boa Vista e Cantá. Os mandados foram deferidos pela Justiça Eleitoral, após representação do delegado de Polícia em inquérito policial.

Uma das práticas constatadas foi o oferecimento de terrenos em troca de votos como forma de captação ilícita de sufrágio, a popular “compra de votos”, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.

Além de Boa Vista, em Alto Alegre, um vereador preso por transporte ilegal de eleitores.

Em São João da Baliza, uma pessoa foi presa em flagrante por transporte ilegal de eleitor (art. 11, Lei 6.091/74); cinco pessoas foram conduzidas, duas suspeitas de realizar “boca de urna” (Art. 39, Lei 9.504/97); dois por fornecimento indevido de alimento e um por compra de voto, além de mil reais apreendido.