Cotidiano

PF alerta para vigência de passaporte

Muitas pessoas que solicitam o documento perdem a viagem por não atentarem para o prazo de validade

Planejar é essencial para quem decide viajar durante as férias. Saber para onde ir, se hospedar e quanto levar, fazem a diferença na programação, principalmente em viagens ao exterior. E quanto à documentação? De acordo com a Polícia Federal (PF), a maioria das pessoas que solicita o passaporte perde a data da viagem por não observar o prazo de vencimento.

Para evitar tal situação, a PF utiliza um sistema que envia e-mails de alerta com cerca de seis meses de antecedência àqueles que cadastram o endereço eletrônico na hora da solicitação. Porém, mesmo informados sobre a data de vencimento do passaporte, muitas pessoas deixam para fazer a validação em cima da hora, disse o chefe da Delegacia de Imigração em Roraima, delegado Odon Dantas.

“É recomendável que, em primeiro lugar, o interessado verifique o prazo de validade do documento para não perder o planejamento das férias”. Em casos urgentes, o órgão tenta encaixar solicitações na agenda para atendimentos mais rápidos. Ainda assim, a medida não garante que o documento será entregue antes do prazo de 10 a 15 dias.

Outra situação que compromete o recebimento é a falta de documentação dos solicitantes menores de 18 anos. Além da identidade, passaporte anterior válido, se houver, e CPF, o jovem deve estar acompanhado dos pais para a solicitação. “Caso um dos dois não compareça, é necessária a autorização judicial do ausente”, disse o servidor da Divisão de Passaportes, Caxias Araújo.

Em Roraima, a Polícia Federal atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, localizado no bairro 13 de Setembro, zona oeste. Por dia, cerca de 50 atendimentos são realizados. Após a solicitação, o passaporte é entregue pessoalmente ao titular, no horário e local indicados, mediante a apresentação da identidade, reconhecimento de digital e assinatura do documento comprobatório.

DURAÇÃO – O passaporte para os menores de 18 anos terá validade definida de acordo com a idade. No caso de crianças de dois anos, a validade do documento é de dois anos. A partir dos 18 anos, o passaporte passa a ter o prazo padrão de 10 anos.

SOLICITAÇÕES – De 1º de janeiro a 22 de dezembro deste ano, 4.848 solicitações foram realizadas junto a Polícia Federal. Em comparação ao ano passado, houve um aumento de apenas 300 solicitações, conforme o delegado Odon Dantas. A previsão é que o número de solicitações aumente nas próximas semanas. (A.G.G)