Cotidiano

Ouvidoria recebe denúncias sobre depredações e problemas no trânsito

Serviço de atendimento por telefone foi implantado pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST)

Reclamações, sugestões, denúncias e elogios de situações relacionadas ao trânsito de Boa Vista podem ser feitas por meio do recém-implantado serviço de atendimento, via telefone, da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST). Trata-se do 0800 095 1540, que permite ao boa-vistense denunciar ainda depredação de espaços públicos, como praças; solicitar sinalização, como faixas de pedestres; e sugerir medidas para melhorias no trânsito.  

A população pode se manifestar também indo pessoalmente até a sala 40 do Terminal do João Firmino Sampaio, no bairro Buritis, localizado na Zona Oeste, de segunda a sexta-feira. Existe ainda o telefone 3625-1438. Apenas em junho, quando o canal via telefone foi inaugurado, houve 31 manifestações, incluindo 12 reclamações, 9 sugestões, 8 solicitações e 2 denúncias.

Para melhor orientar as pessoas sobre essa nova ferramenta de participação, a Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) irão realizar hoje, às 16h, uma blitz educativa na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, nas proximidades do Parque Anauá. No local, serão entregues kits com material de educação para o trânsito, camiseta e boné. A intenção é divulgar o trabalho da Ouvidoria, que tem como objetivo aproximar os cidadãos dos serviços de segurança pública do município.

A ouvidora de segurança da SMST, Lidiane Vidal, disse que, por meio da Ouvidoria, é possível denunciar possíveis atos que violem os direitos humanos praticados por servidores, como guardas municipais e agentes municipais de trânsito, assim como pessoas que indevidamente estacionam veículos em vagas exclusivas para idosos e deficientes.  

“Recebemos denúncias de depredação de praças, sinalização e outras, como obstrução indevida de trânsito, má conduta de servidores e sugestões participativas para melhorias no trânsito. A intenção é proporcionar ao cidadão a oportunidade de participar da gestão para melhorias da cidade”, disse Lidiane, ao informar que em breve as manifestações poderão ser realizadas também via internet por meio do canal online que está sendo desenvolvido.   

Ela explicou que a Ouvidoria tem a competência de encaminhar as manifestações feitas pelos cidadãos ao setor responsável, que possui prazo de 10 dias úteis para emitir uma resposta. “Se o cidadão solicitar um semáforo, por exemplo,
encaminhamos a demanda para a engenharia de trânsito, que depois responde informando se é possível ou não atender a solicitação”, disse. (A.D)