Cotidiano

Órgãos públicos e empresas são responsáveis por 50% da locação de veículos em Roraima

Atualmente o Estado possui uma frota de aproximadamente 1.400 veículos disponíveis para locação

Dos 1.430 veículos disponíveis para locação no Estado, metade é alugada para empresas privadas e órgãos das três esferas governamentais: municipal, estadual e federal, segundo o diretor regional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Célio Fonseca.

Os dados foram apresentados na manhã de ontem, 17, durante o lançamento da 14ª edição do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos. Para realização da pesquisa, a Abla utilizou dados estatísticos fornecidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública de tecnologia da informação autorizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Estado possui 6,44% da frota total da região Norte, que tem ao todo 22.219 veículos. Em todo o Brasil, a frota é de quase 700 mil automóveis. Hoje, Roraima conta com 37 locadoras, o que corresponde a 5,24% das empresas do Norte, cujo ranking é liderado pelo Pará, com 42,63% ou 301 estabelecimentos que atuam no ramo.

Em todo o Brasil, o setor emprega mais de 440 mil pessoas diretamente. “Aqui em Roraima, o segmento gera em torno de 700 empregos diretos e 1.500 de maneira indireta. Sabemos que o Estado tem potencial de crescimento para o setor, sendo importante para a economia da região, com geração de emprego e renda”, concluiu.

O diretor comercial da Abla, Jorge Pontual, disse que com base nos dados é possível estimar um significativo crescimento da área em Roraima. “Os números mostram que junto com os parceiros comerciais – montadoras, concessionárias e bancos – há muito a crescer. Precisamos de políticas que permitam que as locadoras executem os seus planejamentos. Para isso, é preciso dialogar e conquistar parcerias”, frisou. (B.B)

Locação de veículos oferece benefícios aos clientes, afirma Abla

Para o diretor comercial da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Jorge Pontual, o setor dá oportunidade para que a pessoa física tenha o uso de diferentes veículos a qualquer momento, seja um veículo compacto, luxuoso, ou até mesmo para fazer mudanças e transportar determinado carregamento.

“Além disso, existem estabelecimentos que prestam o serviço de aluguel incluindo o motorista. Ou seja, é uma das facilidades oferecidas para o cliente. No mais, a gente possibilita que o empresário, por exemplo, se concentre no próprio negócio. Pois em vez de se preocupar com a manutenção dos automóveis, pode terceirizar o serviço e ter garantia e segurança”, argumentou Pontual.

Para alugar um automóvel popular, que custa em torno de R$ 40 mil no mercado, é necessário desembolsar cerca de R$ 1.600 por mês. “No entanto, caso a pretensão seja alugar uma maior quantidade de veículos, existe a possibilidade de obter valores mais acessíveis. Para isso, é preciso dialogar e negociar com o responsável pela locação para analisar as vantagens e fazer o melhor negócio para ambas as partes”, concluiu Pontual. (B.B)