Política

Órgãos de segurança farão operação para coibir conflitos com imigrantes

Suely Campos recomendou que ação seja integrada com PF, PRF e Exército para evitar condutas violentas entre brasileiros e estrangeiros

Após os episódios de conflito entre brasileiros e venezuelanos no Município de Mucajaí, a governadora Suely Campos determinou que as forças de segurança estaduais fizessem ações conjuntas para combater a criminalidade, coibir confrontos e garantir a paz pública em todo o Estado. A ação já começa hoje, 23. 

A ordem foi dada através de ofício encaminhado à Secretaria de Segurança Pública, Delegacia Geral de Polícia Civil e Polícia Militar de Roraima. No documento, foi reforçado que “é obrigação das forças estaduais de segurança pública combater todo tipo de criminalidade e salvaguardar a integridade dos cidadãos”.

Suely ressaltou que o povo roraimense é ordeiro e trabalhador e que precisa ter garantida sua liberdade, sua segurança e sua integridade. “Jamais permitiremos que a paz pública possa ser abalada por qualquer motivo. Devemos agir com energia para impedir esse tipo de criminalidade e ainda atuar para investigar crimes ocorridos e levar à Justiça os culpados, que devem ser punidos exemplarmente. Condutas violentas contra nosso povo não serão toleradas”, disse.

“Foi solicitado aos responsáveis pela segurança pública do Estado que todos os esforços sejam feitos para demonstrar cabalmente que o poder público estadual não permitirá que o cidadão que vive neste Estado possa ser vítima de delitos dessa natureza, seja brasileiro ou estrangeiro”, afirmou.

Para a execução da operação, ela recomenda ainda que as forças estaduais busquem o apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Exército Brasileiro, que já assumiu a gestão federal da crise migratória, para atuação conjunta, “objetivando combater a criminalidade oriunda de confrontos entre cidadãos brasileiros e estrangeiros, com vistas a devolver a paz pública às nossas cidades”, afirmou.

Por conta da ordem governamental, as Polícias Civil e Militar, em conjunto com demais órgãos, fizeram várias reuniões e definiram a operação, que começa neste sábado, 23, em todo o Estado. Os detalhes da ação não foram divulgados, mas vão garantir a integridade física e patrimonial das pessoas que vivem no Estado de Roraima.

Conforme a delegada-geral de Polícia Civil, Giuliana Castro, diariamente a Polícia Civil tem realizado prisões e indiciamentos, principalmente de crimes contra o patrimônio e integridade física, envolvendo estrangeiros e a determinação da governadora corrobora a necessidade de atuação para enfrentar e coibir o avanço da criminalidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Edison Prola, destacou que as patrulhas da PM têm realizado o policiamento ostensivo em todo o Estado e realizado diariamente prisões. “Agora vamos firmar essa parceria com as outras instituições e intensificar esse trabalho”, garantiu.

A secretária de Segurança Pública, Haydée Magalhães, ressaltou que essa tensão coletiva entre brasileiros e estrangeiros aumenta a preocupação com a segurança de toda a população e que o Governo Federal precisa reforçar sua atuação no Estado, inclusive quanto aos pedidos de recursos para a Segurança Pública, protocolados no mês passado.