Polícia

Operação vai apurar possível chacina em garimpo

O Governo do Estado está organizando uma operação que irá se deslocar para a região do Tatuzão, na Terra Indígena Yanomami, no alto do Rio Uraricoera, Município de Alto Alegre. A proposta da operação será averiguar se de fato o massacre de vários garimpeiros teria acontecido no local. A operação terá participação de policiais civis da Delegacia de Alto Alegre, bombeiros militares e peritos do IML (Instituto Médico Legal).

“Neste momento, a maior dificuldade que a operação tem é o próprio deslocamento até o local indicado, que é de difícil acesso, até mesmo com o uso de meios aéreos”, reafirmou o governo.

SOBRE A CHACINA – Uma leitora da Folha de Boa Vista procurou a redação para informar que um possível massacre teria ocorrido em uma área de garimpo às margens do Rio Uraricoera, na região de terra indígena Yanomami.

Segundo relatos e registros fotográficos, enviados possivelmente por um garimpeiro para familiares, foram encontrados corpos com cabeças e membros internos arrancados, apontando a possível chacina com requintes de crueldade. As fotos também mostram vários barracos de madeira queimados, apesar das estruturas estarem em pé. O local aparentemente está abandonado.

Além disso, as instalações do local foram destruídas, com pedaços de pau afiados espalhados por todo o perímetro. A suspeita é de que tal ato tenha ocorrido na última sexta-feira, 9. Devido ao isolamento total da civilização das instalações de garimpo, o local do crime só foi encontrado na quarta-feira, dia 14.

O Diretor do Departamento de Polícia Civil no Interior, delegado Renê de Almeida, informou que ainda não houve uma confirmação oficial e de que tenha ocorrido a chacina, mas já ficou sabendo do caso de maneira informal.

“Assim que tivermos um pedido de apoio acionado, iremos para o local.”, frisou. Ainda segundo o delegado, em princípio, a dificuldade de locomoção para o possível local do crime é grande, ao ponto de ser necessário o acesso por meio aéreo para tentar chegar à região.