Polícia

Operação combate tráfico de armas e drogas na fronteira

Cerca de 500 pessoas foram abordadas para combater a venda de drogas na faixa de fronteira

Durante a Operação Esforço Integrado, que ocorreu com a participação de diversas Forças de Segurança na região de fronteira, no município de Pacaraima, nessa sexta-feira, 29.

Um dos principais objetivos foi reprimir os crimes de tráfico internacional de drogas, coibir tráfico de armas, roubos e furtos que estavam ocorrendo naquela localidade.

Segundo a delegada Simone do Carmo, titular do município de Pacaraima, os policiais revistaram quase 500 pessoas que estavam em locais e em atitudes suspeitas. A Operação Esforço Integrado começou nas primeiras horas do dia e terminou no final da tarde.

O principal ponto, estrategicamente escolhido para a ação, foi a região do centro de Pacaraima, ruas próximas foram fechadas e as pessoas, brasileiros e venezuelanos, foram vistoriadas.

Para Simone do Carmo, em Pacaraima, por fazer fronteira com a Venezuela, o aumento da criminalidade cresceu em média 40%, principalmente roubos e furtos.

“Esse trabalho de prevenção e mapeamento ajuda a levantar informações para que o nosso trabalho seja facilitado. A população agradece também, por ver as polícias nas ruas, e volta a ter a sensação de segurança que todos querem”, afirmou.

De todos os abordados, cinco pessoas foram encaminhadas para a delegacia, pois não estavam com a identificação, depois de serem identificadas, foram liberadas.

Para a delegada-geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, a ação é mais uma das respostas da união das Forças de Segurança.

“A população pede por segurança. Houve um aumento repentino da criminalidade naquela região, e a governadora Suely Campos determinou que fizéssemos diversas ações na capital e no interior. É isso que estamos fazendo desde então”, afirmou.

As operações vão ocorrer com mais frequência para inibir e prevenir os crimes em todo o Estado. Os dias e locais não podem ser comunicados para não atrapalhar o andamento das investigações já em andamento nessas localidades.

O objetivo da Operação Esforço Integrado não é apenas fazer prisões e apreensões, mas também aumentar a sensação objetiva de segurança da sociedade, com a presença massiva e integrada dos órgãos de segurança.

Os trabalhos visam a reprimir os crimes de tráfico de drogas na faixa de fronteira, tráfico de armas de fogo, roubo e furtos de veículos, roubo de cargas, contrabando, descaminho e evasão de divisas. Além disso, estão sendo feitos serviços de orientação à população sobre os riscos da Febre Chikungunya, bem como sobre pragas frutíferas, ao longo da fronteira.

FORÇAS INTEGRADAS – Para a Operação Esforço Integrado foram envolvidos agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima), PMRR (Polícia Militar de Roraima), CMBRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública), Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Roraima), PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), EB (Exército Brasileiro), RF (Receita Federal), FN (Força Nacional) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).