Polícia

Operação combate tráfico de armas e drogas na fronteira

Durante a Operação ‘Esforço Integrado’, com a participação de diversas forças de segurança, na cidade de Pacaraima, na sexta-feira, 29, os policiais revistaram quase 500 pessoas em locais e em atitudes suspeitas. Um dos principais objetivos da operação era reprimir o tráfico internacional de drogas, coibir tráfico de armas, roubos e furtos que estavam ocorrendo naquela localidade.

A Operação Esforço Integrado começou nas primeiras horas de sexta-feira, e terminou no final da tarde. O principal ponto, estrategicamente escolhido para a ação, foi o centro de Pacaraima. Ruas próximas foram fechadas e as pessoas, brasileiras e venezuelanas, vistoriadas.

Por fazer fronteira com a Venezuela, o aumento da criminalidade cresceu 40%, principalmente roubos e furtos. “Esse trabalho de prevenção e mapeamento ajuda a levantar informações para que o nosso trabalho seja facilitado. A população agradece também, por ver as polícias nas ruas, e volta a ter a sensação de segurança que todos querem”, disse a delegada-geral da Polícia Civil, Giuliana Castro.

De todos os abordados, cinco pessoas foram encaminhadas à delegacia, pois não estavam com a identificação. Depois de serem identificadas, foram liberadas. Para a delegada-geral, a ação é mais uma das respostas quanto à união das Forças de Segurança. “A população pede por segurança. Houve um aumento repentino da criminalidade naquela região, e a governadora Suely Campos determinou que fizéssemos ações na capital e no interior. É o que estamos fazendo desde então”, afirmou.

As operações vão ocorrer com mais frequência para inibir e prevenir os crimes no Estado. Os dias e locais não podem ser informados para não atrapalhar as investigações em andamento nessas localidades.

O objetivo da Operação Esforço Integrado não é apenas fazer prisões e apreensões, mas também aumentar a sensação objetiva de segurança da sociedade, com a presença massiva e integrada das forças de segurança.

Os trabalhos visam a reprimir os crimes de tráfico de drogas na faixa de fronteira, tráfico de armas de fogo, roubo e furtos de veículos, roubo de cargas, contrabando, descaminho e evasão de divisas. Além disso, são feitos serviços de orientação à população sobre os riscos da Febre Chikungunya, e sobre pragas frutíferas ao longo da fronteira.

FORÇAS – Para a Operação foram envolvidos agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Fazenda, Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Receita Federal, Força Nacional e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.