Política

Oleno Matos assume a Casa Civil com missão de aproximar poderes

Governadora diz que pesou para a escolha a experiência do novo chefe da Casa Civil como advogado, defensor público e deputado estadual

Fevereiro mal começou e a governadora Suely Campos (PP) já fez a primeira mudança no secretariado estadual. Outras mudanças poderão ser anunciadas ainda hoje, conforme a própria governadora. Já comentada há muito tempo, a ida do deputado estadual Oleno Matos – até agora do PDT – para a Casa Civil se confirmou. Quem deixou o cargo foi a filha da governadora, Danielle Campos, que deverá assumir a Representação do Governo de Roraima em Brasília, fato ainda não confirmado.

A prestigiada posse de Oleno Matos foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Almiro Padilha; pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Henrique Machado; pelo defensor-público geral interino, Carlos Fabrício Ratacheski; pelos deputados governistas e quase todo o secretariado.

Em seu discurso de posse, Oleno Matos, que se licenciou da Assembleia Legislativa, disse que o momento é de extrema delicadeza política e econômica. “Precisamos estar juntos, assim como num casamento, na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza”, afirmou, referindo-se aos poderes e órgãos autônomos.

Para a imprensa, o discurso foi o mesmo. “Buscaremos trabalhar a aproximação entre os poderes Executivo e Legislativo em prol do povo. Precisamos ter a ciência de que o Brasil e o Estado atravessam uma grande crise e essa crise só vai ser superada se nós estivermos juntos. Não podemos viver o ano de 2016 como foi o de 2015, em constantes batalhas entre os poderes e deixando de lado os interesses dos cidadãos”, recordou.

Outra missão de Oleno Matos à frente da Casa Civil será buscar aproximação maior dos municípios através das prefeituras e entidades sociais. “A governadora já me incumbiu de ir atrás dessa aproximação”, disse.

Para a governadora, o novo secretário-chefe da Casa Civil é uma boa aquisição para o Governo do Estado. “Era uma mudança necessária que precisávamos fazer. No mais, começamos a trabalhar daqui a pouquinho”, disse Suely, em discurso, já convocando Oleno Matos para o trabalho.

Ela lembrou a experiência do chefe da Casa Civil como advogado, defensor público e como deputado estadual. “Ele ficará na Casa Civil para ampliar essa relação entre os poderes e articular políticas públicas para todo o Estado. É uma aquisição que nos dá segurança porque sabemos de sua dedicação, competência e potencial em receber as pessoas e fazer política”, frisou.

A passagem de Oleno Matos pela Casa Civil, porém, poderá ser curta. O nome dele é cogitado como candidato apoiado pelo Governo do Estado para concorrer à Prefeitura de Boa Vista contra a atual prefeita Teresa Surita (PMDB). “Meu nome está sendo cogitado sim. Mas meu objetivo agora é organizar a Casa Civil”, afirmou. (V.V)

Chicão da Silveira toma posse hoje na Assembleia

Com a posse do deputado Oleno Matos (PDT) como secretário-chefe da Casa Civil, fato já comunicado pelo parlamentar à Assembleia Legislativa de Roraima, o cargo em vacância será assumido pelo primeiro suplente da sigla partidária, Chicão da Silveira. A posse será realizada hoje, às 11 horas, no Plenarinho.

À Folha, Chicão comentou que terá uma missão muito difícil pela frente. “Mas vou me dedicar com muita determinação para que eu possa dar continuidade ao trabalho competente que o Oleno vinha fazendo frente ao Poder Legislativo. Darei minha parcela de contribuição para que o Governo do Estado possa fazer um trabalho voltado aos interesses do povo”, disse.

Na solenidade, Chicão fará a leitura do termo de posse e entregará a documentação, incluindo o diploma eleitoral referente ao pleito 2014, para Mesa Diretora, e ainda fará o juramento sobre a Constituição Estadual.

Pelo Regimento Interno da Casa, depois que o deputado toma posse em outro cargo, é declarada ou é reconhecida a vacância do cargo. Neste caso, o deputado Oleno Matos comunicou a data da sua posse como secretário.

Após a posse de Chicão da Silveira, ele passa a ocupar o lugar do deputado Oleno Matos, inclusive nas comissões. Já o cargo de vice-líder do governo na Casa, que era ocupado por Matos, poderá ou não ser de Chicão, ficando a critério do Governo do Estado.

HISTÓRICO – Com três mandatos eletivos, Chicão da Silveira iniciará, esta semana, o seu quarto mandato como deputado estadual. Nas eleições de 2014, ele obteve 3.657 votos, ficando em 18º lugar entre os candidatos ao cargo e garantindo a primeira suplência do PDT.