Cotidiano

Oito internos do CSE usam corda feita de lençol para pular muro da unidade

A Sejuc informou que os internos já foram identificados e que serão emitidos os mandatos de busca e apreensão

Oito internos do Centro SocioEducativo (CSE) fugiram da unidade na madrugada desta terça-feira (12) utilizando uma ‘teresa’, uma espécia de corda feita de lençol para pular o muro da unidade.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), os sócios educadores que estavam na escala de plantão durante a madrugada, ao realizar a ronda na unidade, identificaram o sumiço dos internos e acionaram a Polícia Militar para a contagem.

A Sejuc informou que os internos já foram identificados, que a Vara da Infância e Juventude e a Delegacia de Defesa da Infância e Juventude foram informadas a respeito dos fatos e sobre o nome dos internos, para que sejam emitidos os mandatos de busca e apreensão dos envolvidos.

Tumulto

A fuga ocorreu uma semana após um tumulto onde adolescentes conseguiram quebrar os cadeados dos dormitórios onde ficam isolados, arrombaram a porta de acesso e saíram armados, intimidando os agentes socioeducativos. Em um mês e meio, segundo os agentes socioeducadores, essa é a sétima amotinação.

Na ocasião, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar teve que intervir e acalmar os ânimos dos internos. A PM utilizou balas de borracha e bombas de efeito moral, para conter os rebeldes.