Cultura

Oficinas e apresentações musicais seguem até o domingo

Em sua sétima edição, a programação do evento vem sendo realizada desde a última terça-feira, 3, no Pátio Roraima Shopping

Segue até o domingo, 8, a programação do Festival “Música na Estrada”, evento que reúne apresentações culturais e oficinas voltadas para a área musical. O evento iniciou sua temporada no Estado na última terça-feira, 3, promovendo uma série de atividades no Pátio Roraima Shopping, localizado no bairro Cauamé, zona Oeste da capital.

Entre as atividades previstas para às 19h desta sexta-feira, 6, está o encerramento das oficinas musicais, que contará com a regência do maestro Marcos Sadao (SP). No domingo haverá um workshop de percussão, ministrado pelo professor Ygor Saunier (AM), das 10h às 12h, também no Pátio Roraima. O evento é inteiramente gratuito.

Em sua sétima edição, o “Música na Estrada” chega a Boa Vista com várias oportunidades para quem deseja aprender um pouco mais sobre música. Em parceria com o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), estão sendo ministradas oficinas com especialistas de diferentes regiões do país. Entre elas, oficinas de canto coral, violão, sopros, práticas de banda, regência, entre outros.

Segundo com a gerente de eventos do IBVM, Fernanda Agapito, essas oficinas estão acontecendo em dois espaços diferentes na cidade: na Vila Olímpica Roberto Marinho, onde funciona um anexo do IBVM, e na sede do “Braços Abertos”, localizada no bairro São Francisco. Ainda segundo ela, a parceria existente entre o IBMV e o Pátio Roraima favoreceu a promoção do workshop e da apresentação de encerramento.

“O Pátio fará parte de dois momentos desse grande projeto: do encerramento das oficinas, onde faremos a apresentação da banda do IBVM, mas sob a regência do grande maestro Marcos Sadao, que veio diretamente de São Paulo para participar; e do workshop de percussão, que vai acontecer no domingo. Essa também é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam o ‘Música na Estrada’ e participe do projeto”, informou.

Para a gerente de Marketing do Pátio Roraima, Aline Aguiar, a participação nesse projeto é de suma importância para o shopping, principalmente pelo que ele representa para a sociedade. “O ‘Música na Estrada’ conecta artistas de vários lugares do país, fomenta a arte e também valoriza os músicos locais. Claro que o Pátio se faria presente de alguma forma. Esperamos o público nesses dois momento”, disse.

OUTRAS APRESENTAÇÕES: Abrindo a programação artística do evento, a Orquestra de Câmara do Amazonas (Manaus) se apresentará no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no sábado, 7, às 20h.

Com mais de 15 anos de atuação e uma das mais expressivas orquestras na região Norte do Brasil, a Orquestra de Câmara do Amazonas contará com a participação especial da cantora Carol Martins e tem como seu regente titular o maestro Marcelo de Jesus, um dos mais atuantes no país.

 

No domingo, 8, às 19hs, será a vez da cantora Karine Aguiar ocupar o palco do CAF com seu show Jungle Jazz – Sons Amazônicos, no qual apresentará seu mais recente lançamento, intitulado “ORGANIC”. Toda a programação artística do festival é gratuita.

SOBRE O PROJETO – O “Música na Estrada” tem como objetivo conectar o público com artistas de diversas regiões do país por meio das artes. Em 2016 foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 30 apresentações, 400 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 43 professores de música e dança, 500 alunos e mais de 15 mil pessoas prestigiaram as apresentações do festival.

“Para esse ano estamos esperando um aumento de 20% no público a ser contemplado. Afinal, é para isso que realizamos o Festival todos os anos, com o intuito de envolver, encantar e sensibilizar cada vez mais pessoas e só a arte é capaz de promover essa mobilização”, afirmou o fundador da agência cultural Kommitment Produções Artísticas, Fernando Ramos.

Com realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas, o festival é apresentado pela Caixa Seguradora com o patrocínio máster do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e patrocínio da Instituição de Ensino Superior Estácio.

 

PROGRAMAÇÃO
Datas: Sexta-Feira (6) e Domingo (8)
Horários: 19 horas (Apresentações Musicais) e 10h às 21h (Workshop)
Locais: Praça de Alimentação (Apresentações Musicais) e Pátio Lounge (Workshop

Data: Sábado (7)
Horário: 20 horas
Local: Auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), da Universidade Federal de Roraima (UFRR)