Cotidiano

Odontologia e ortopedia passam a fazer parte dos atendimentos

Em 2018, a Caravana do Povo passará a oferecer dois novos tipos de serviços à população: os atendimentos de ortopedia e de odontologia. A primeira edição do gabinete itinerante, realizado pelo Governo de Roraima, ocorreu ontem, 9, na Escola Estadual Voltaire Pinto, localizada no bairro Silvio Leite.

Ao todo, foram oferecidos 70 tipos de serviços de saúde e cidadania, totalizando 2.481 atendimentos. Só das duas novas especialidades, foram 78 atendimentos (32 em odontologia e 46 em ortopedia). Para este ano, a expectativa é que sejam realizados em torno de 150 mil atendimentos.

Segundo a governadora Suely Campos, os novos serviços ampliarão ainda mais o número de atendimentos. “Estou muito feliz em ver que a Caravana do Povo está fazendo o seu papel. Tudo isso graças a nossa equipe de profissionais que se esforça para prestar apoio à população. Hoje foi um dia especial porque conseguimos incluir outros dois serviços de saúde importantes para a população”, comemorou.

A Caravana do Povo ocorre todas as sextas-feiras em algum ponto do Estado, seja na Capital ou no Interior. “A cada semana estamos em um local diferente, realizando mais de dois mil atendimentos e isso é estar presente e promover a qualidade de vida da população”, disse a governadora.

O secretário Estadual de Saúde, Marcelo Batista, acompanhou a ação e os atendimentos das novas especialidades. “Estamos sempre buscando levar mais serviços para a população e a partir de hoje a odontologia, que é uma obrigação dos municípios, também estará presente em todas as edições da Caravana do Povo”, garantiu. Ao todo foram levados 14 médicos em nove especialidades médicas, além de outros serviços como a Carreta da Mulher.

A professora Maria do Socorro Almeida estava sentindo dores na sola do pé esquerdo e aproveitou que a ação estava acontecendo na escola onde leciona para procurar pelo ortopedista. “Estava sentindo muitas dores e isso me incomodava”, disse a profissional que, após consulta, recebeu prescrição médica e pedidos de exames de raio-x e ultrassom.

Já a dona de casa Ângela Silva da Silva buscou para ela e os dois filhos o atendimento na área de odontologia. “Estou feliz por agora ter os atendimentos aqui [na Caravana], é tudo uma maravilha e o atendimento é muito bom”, disse.

A professora Dora Perla participou pela primeira vez da Caravana do Povo. Ela foi ao local para emitir a segunda via da Carteira de Identidade. Os procedimentos para emissão do documento levaram poucos minutos. “Quando eu fiquei sabendo que iria ter Caravana nessa escola, logo eu decidi que viria até aqui tirar a segunda via da minha identidade. Fui bem atendida pela equipe que prontamente me ajudou a emitir o documento”, relatou.

A Caravana atendeu também a artesã Elza Ribeirão. Ela fez uma consulta com um clínico geral para ver como estava a sua saúde. “Fiquei satisfeita com o atendimento médico que recebi. Fui bem acolhida por todos e graças a Deus estou com boa saúde”, disse.

HISTÓRICO – A Caravana do Povo começou em 2015. É durante a ação que o público tem acesso a consultas médicas, corte de cabelo, renegociação de dívidas, consultas jurídicas, entre outros. Os serviços são oferecidos gratuitamente à população.