Cotidiano

Obras e convênios nos municípios do interior serão acompanhados pela Funasa

O Município de Mucajaí, localizado na região Centro-Oeste de Roraima, foi o primeiro a receber a visita de uma equipe formada por nove técnicos e engenheiros da Superintendência Estadual de Roraima (Suest/RR) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Nesta semana, a equipe foi até o município com a finalidade de acompanhar e analisar algumas obras e convênios de saneamento básico firmados entre o órgão e a prefeitura.

A ação faz parte do Projeto Funasa Itinerante e percorrerá todos os 14 municípios do interior de Roraima. De acordo com dados da Fundação, há atualmente 110 convênios referentes a obras de saneamento básico nessas cidades, sendo que boa parte já foram encerrados ou concluídos, mas estão com as prestações de contas pendentes.

De acordo com o superintendente da Funasa em Roraima, Douglas Maia, o projeto surgiu a partir da dificuldade de interlocução com as prefeituras. “Esses municípios sempre tiveram dificuldade nos convênios. Pensamos em promover a aproximação para preenchermos essas lacunas nas dificuldades de prestação de contas e acompanhamento das obras e convênios”, disse.

Conforme Maia, o projeto é inédito em Roraima. “Nada mais justo que fôssemos ao encontro das necessidades dos municípios. A Funasa esteve em caráter isolado nesses locais, mas nunca de forma conjunta no sentido de chegar e expor às prefeituras os conjuntos para que pudéssemos oferecer nosso apoio”, destacou.

O superintendente explicou que o Município de Mucajaí foi o primeiro a receber a ação itinerante por conta da proximidade com a Capital. “Alguns erros precisarão ser corrigidos. Já tínhamos recebido a visita da prefeita e ela nos informou sobre alguns problemas que vêm enfrentando em relação a alguns convênios firmados conosco”, contou.

Bonfim, na região Leste de Roraima, receberá a visita de técnicos da Funasa na próxima semana, quando será inaugurado um sistema de abastecimento de água. “Nosso cronograma será dado de duas formas. Uma será propor as caravanas e outra agir por demanda. Aquele município que julgar necessário ter a nossa presença pode solicitar via documento e trabalharemos em cima do pedido”, declarou.

“A Funasa atua com quatro pilares que norteiam nossas ações, sendo eles: saneamento básico, que é o abastecimento de água; esgoto sanitário, drenagem e tratamento de resíduos. Além dos municípios do interior, as vilas também recebem desde coleta de água, execução de castelo d’água, execução de aterro sanitário, financiamento de máquinas, caminhões de coleta de lixo, rede de esgoto e construção de soluções individuais”, frisou o superintendente. (L.G.C)