Cotidiano

Obras anunciadas em 2017 pela Prefeitura ainda estão em análise

Segundo DNIT, obra não consta na previsão orçamentária nem do órgão federal nem da Prefeitura de Boa Vista

Anunciadas em dezembro do ano passado pela prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, as obras de infraestrutura com objetivo de melhorar o trânsito em ruas e avenidas da cidade ainda não saíram do papel. As avenidas Brasil (BR-174 sul), Venezuela e João Alencar (BR-174 norte) seriam as beneficiadas pelo projeto fruto de convênio entre a Prefeitura de Boa Vista e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que ainda está em análise.

Na época, a prefeita informou que a intenção das obras era mudar o trânsito em relação ao acesso às rodovias, pois esses pontos continuam causando problemas dentro e no entorno da cidade. Os trabalhos seriam divididos em três lotes, o primeiro contemplando a Avenida Brasil com melhorias em 6,5 quilômetros de extensão em contorno oeste ao supermercado varejista, visando à implantação de passarelas para pedestres, calçadas e vias pavimentadas.

A segunda parte das obras seria a duplicação por 4,8 quilômetros da Avenida Venezuela, interligando-a a Avenida João Alencar (BR-174 norte), até a ponte do Rio Cauamé. O objetivo é facilitar os acessos para o shopping no bairro, a Base Aérea e a rodovia sem necessidade de utilizar a Avenida Yeyê Coelho.

E por fim, quem seguir pela Avenida Venezuela sentido João Alencar iria passar por baixo de um “mergulhão” que ligaria as Avenidas Carlos Pereira de Melo com a Brigadeiro Eduardo Gomes, o que ocorreria no semáforo do Ibama.

Procurada pela reportagem da Folha para responder sobre como está o andamento do projeto, a Prefeitura de Boa Vista informou, por meio de nota, que a obrigação do órgão em relação às intervenções nos locais era de contatar o projeto e repassar para o DNIT e que o procedimento já foi realizado e que, a partir de agora, depende do Departamento dar continuidade.

Porém, o DNIT informou que a situação ainda está em análise e que não teria recebido o projeto oficialmente. Segundo a superintendente do DNIT em Roraima, Delchelly Oliveira, os procedimentos licitatórios e a ordem dos serviços já foram feitos. “Já teve a maquete e apresentação preliminar com o DNIT, inclusive com técnicos de Brasília que vieram para a reunião acompanhar o projeto, mas oficialmente ainda não entrou aqui”, esclareceu.

A superintendente esclareceu também que, por estar em fase de encaminhamento, não é possível saber quem vai delegar a obra, mas que os órgãos estão trabalhando para finalizar o processo o mais breve possível.

Delchelly informou ainda que, pela complexidade do projeto, vai demorar algum tempo para ser aprovado e que a previsão para o início dessas obras seja somente em 2019. “A gente tem que ter recursos para licitar. Esse ano não tem previsão orçamentária para fazer. Nem o DNIT, nem a Prefeitura. Se a gente for fazer através da Prefeitura, o recurso é federal para a gente delegar”, afirmou. (A.P.L)