Cotidiano

Obra abandonada serve de abrigo para usuários de drogas

Os entulhos, lixos e até mesmo uma caixa d’água destampada servem de criadouro para mosquitos, inclusive o Aedes aegypti

Os atrasos na obra de construção da Praça dos Esportes e da Cultura, no bairro Sílvio Botelho, zona Oeste, têm causado transtorno aos moradores da localidade. Abandonada, a estrutura serve de abrigo para usuários de drogas. Os entulhos, lixos e até mesmo uma caixa d’água destampada servem de criadouro para mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que já acometeram algumas pessoas na vizinhança.

A construção da praça, que integra o Parque Germano Augusto Sampaio, foi iniciada no dia 3 de outubro de 2012. Conforme a placa fixada em frente à construção, o empreendimento custaria R$ 1.787.914,66 aos cofres públicos e deveria ter sido concluído em abril de 2013. Com o fim do primeiro prazo, uma nova placa foi fixada no local, informando a mesma quantia, porém com uma nova data para o término: 5 de maio de 2014.

Com um ano e sete meses de atraso para a entrega, a obra não avançou. No local há uma pista de skate inacabada e dois prédios sem nenhum tipo de proteção. Uma parte do tapume que cercava a obra foi retirada. Segundo os moradores, a falta de iluminação à noite e a ausência de segurança permite que usuários de drogas tomem conta do local.

O motorista Francisco Souza mora em frente à obra. Ele afirmou que o posto da Guarda Civil Municipal dentro do Parque Germano Sampaio não inibe a prática de atos ilícitos. “Já cansei de solicitar aos guardas que façam uma patrulha dentro da construção, pois lá dentro eles iriam encontrar só o que não presta, mas é difícil fazerem isso. Enquanto isso, nós moradores ficamos à mercê desta situação”, relatou.

Outra moradora da região, a dona de casa Albertina Silva, afirmou que o local é um verdadeiro criadouro de mosquitos. Uma caixa d’água destampada, o lixo e o entulho acumulam água, tornado o local um verdadeiro criadouro de mosquitos.

“Uns dias depois que chove os mosquitos começam a tomar conta da rua. Aqui em casa, eu e meus dois filhos já pegamos dengue. A prefeitura vive fazendo propaganda de combate ao mosquito, mas não manda limpar esse local ou até mesmo concluir essa obra de uma vez por todas”, protestou.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a paralisação das obras da Praça dos Esportes e da Cultura, localizada no Parque Germano Augusto Sampaio, ocorreu devido ao abandono do serviço por parte da empresa que estava executando a obra no local. Após os trâmites legais necessários para a rescisão do contrato, a prefeitura trabalha na licitação dos serviços remanescentes. A nota esclarece ainda, que a previsão é que a obra seja concluída no próximo ano, sem uma data definida. (I.S)

Publicidade