Cotidiano

Nutricionistas denunciam déficit de profissionais no HGR

Profissionais dizem que estão levando falta de forma irregular, porque o RH não recebeu a escala de trabalho do mês de maio

Um grupo de profissionais da área de Nutrição do Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciou à Folha que atualmente o quadro de profissionais no setor é insuficiente. Além disso, apesar de o quadro ter um déficit existe o risco de piorar porque a direção pretende remover mais duas pessoas do setor.

Depois de tentar um diálogo com a coordenação do Núcleo de Nutrição e Dietética do HGR e não ter suas solicitações atendidas, o grupo afirmou ter protocolado uma carta junto ao setor, a que a folha teve acesso, e que reivindica o aumento do quadro atual para, pelo menos, 20 profissionais.

Atualmente, o Núcleo conta com cerca de 10 nutricionistas. O grupo aproveitou para denunciar que, além do número insuficiente de profissionais, os que estão lotados no HGR estão sofrendo com a gestão da atual coordenação. Segundo eles, as escalas de trabalho dos meses de maio e junho, por exemplo, não foram enviadas para o setor de Recursos Humanos, e por isso alguns já levaram faltas e terão descontos nos seus salários.

Diante de toda essa situação, outra reivindicação dos nutricionistas é que o novo coordenador seja um dos indicados pelo grupo. No documento, eles apontam três nomes que seriam os profissionais escolhidos por eles para coordenar o Núcleo. “Hoje não existe um consenso no nome da pessoa que está à frente da coordenação. Por isso estamos encaminhando os três nomes como indicação aprovada pelo grupo”, contou um dos profissionais.

A denúncia dos nutricionistas acontece em menos de uma semana que a Promotoria de Saúde do Ministério Público fez uma visita surpresa ao HGR para verificar in loco as denúncias dos pacientes sobre a sujeira no local, por conta da paralisação dos funcionários terceirizados. No dia seguinte, a Sesau determinou a limpeza geral na unidade e o secretário de Saúde, Ricardo Lopes, garantiu que o pagamento dos terceirizados será normalizado dia 21.

OUTRO LADO – A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) esclarece que o déficit de servidores nas unidades de saúde é um problema que se arrasta há anos. Mesmo passando por uma grave crise financeira, o Governo do Estado nomeou cerca de 1.400 novos servidores para Saúde, aumentando em 30% o número de profissionais da pasta. Na área de nutrição, foram nomeados mais de 50 profissionais entre técnicos e nutricionistas em todo o estado.

A acomodação destes servidores foi feita respeitando as áreas e unidades com as necessidades mais urgentes, a exemplo da área de enfermagem, onde o déficit era ainda mais preocupante.

Considerando que o Estado deve respeitar limites de gastos com pessoal, o Governo do Estado vem estudando alternativas para equilibrar a demanda nas unidades de saúde e desafogar a carga de trabalho aos profissionais, até que seja possível realizar concurso público para a área.

Quanto à indicação de nomes para a Gerência do Núcleo de Nutrição e Dietética, esclarecemos que se trata de função de livre nomeação e exoneração pela Administração, uma vez que são cargos de confiança e que envolvem conhecimentos técnicos específicos na área de atuação.

Sobre as demais reinvindicações, por se tratar de questões administrativas, a direção da unidade já teve um encontro inicial e se reunirá novamente com os envolvidos para avaliar os pleitos, a fim de chegar a um consenso.