Cotidiano

Novas regras do Simples Nacional serão discutidas em palestra

Contadores dos segmentos industriais, empresários, líderes sindicais, diretores e dirigentes do Sistema Indústria participam hoje, 22, do Encontro com Contadores, que será realizado das 19h às 21h no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), localizado na Avenida Benjamin Constant, 876, Centro. O evento terá a palestra “As novas regras do Simples Nacional para 2018”, ministrada pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Vicente Sevilha.

A palestra vai abordar as novas tabelas e o novo formato de cálculo de tributação para as empresas optantes do Simples Nacional, que entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2018. O modelo atual, válido até dezembro, tem seis tabelas e 20 faixas. No próximo ano, o modelo terá cinco tabelas e seis faixas. Mesmo com a diminuição, Sevilha frisou que o procedimento não ficou mais fácil.

O consultor explicou que as tabelas são mais complexas e envolvem cálculos mais amplos e regras mais complicadas, tanto para o contador, ao empresário que usa o Simples e para qualquer pessoa interessada no assunto de entender a tributação. “Dá a ilusão que ficou mais simples pela redução de tabelas e faixas, mas a metodologia de cálculo ficou mais complicada”, disse.

Sevilha informou que o Simples oferece às empresas a possibilidade de recolher uma única Guia de Recolhimento dos tributos que estão sujeitos. O modelo ganhou o nome Simples Nacional a partir do ponto de vista de centralizar o recolhimento de cálculos. No entanto, o consultor destacou que o modelo pode não ser vantajoso em alguns casos.

Durante o debate, haverá um diálogo junto aos contadores a fim de explicar o quão importante é analisar, para cada empresa, se o Simples é o melhor modelo tributário, a partir do ponto de vista de economia tributária. Sevilha relatou que, dependendo do modelo de negócio, outro regime tributário, como Lucro Real ou Lucro Presumido, pode ser mais econômico do ponto de vista tributário.

O consultor explicou que também vai aproveitar o evento para reforçar a importância do sociativismo, por entender que as indústrias brasileiras precisam atuar juntas no combate aos gargalos de infraestrutura, legislação, tributação e burocracia. “O objetivo é também convidar os contadores a incentivarem os clientes a fazerem parte do Sistema de Representação de Indústria por meio dos sindicatos patronais e da Fier”, pontuou.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Roraima (Sescon), José Soares Belido, a maior importância do evento é trazer os profissionais da Contabilidade para ter conhecimento das mudanças que vão ocorrer, em especial na legislação do Simples. “Sem dúvidas é uma excelente oportunidade para aprender e tirar toda e qualquer dúvida”, apontou.

EVENTO – O Encontro com Contadores faz parte de uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), que será realizado pela Fier com iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima (Sebrae-RR). O encontro com Contadores conta com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Roraima (CRC) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Roraima (Sescon).

O evento tem o objetivo de promover aproximação com os contadores do Estado; apresentar o Sistema de Representação da Indústria e o Sistema Indústria; sensibilizar os contadores sobre a importância de promover o adequado enquadramento sindical das indústrias; estimular o associativismo, sensibilizando os contadores quanto aos benefícios de seus clientes industriais participarem dos sindicatos; e prover aos contadores informações sobre assuntos técnicos de interesse, contribuindo para seu aperfeiçoamento profissional. (A.G.G)