Cotidiano

Nova gestão da Sesau vai focar em abastecimento de medicamentos

Ex-vereador Marcelo Batista assume a pasta após a saída de Paulo Linhares, que entregou o cargo para disputar as próximas eleições

Inicia hoje, 19, a gestão do ex-vereador Marcelo Batista à frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). O médico oftalmologista assume a pasta após a saída de Paulo Linhares (PRTB), que entregou o cargo para disputar as próximas eleições e encerrou suas atividades na última quinta-feira.

Em entrevista à Folha, o médico oftalmologista afirmou que vai priorizar a melhoria do atendimento das unidades de saúde do Estado, com atendimentos mais humanizados no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth e, principalmente, focar no abastecimento de medicamentos e materiais hospitalares nas unidades de saúde da Capital e os demais municípios de Roraima. “Existem algumas prioridades que precisam ser feitas, a principal delas, é cuidar dos abastecimentos dos hospitais, com medicamento, material hospitalar. A meta é não deixar faltar”, explicou.

Outra situação que será avaliada é a situação dos contratos da Sesau, com uma expectativa de redução de gastos desnecessários, em especial, por conta da situação financeira enfrentada não só pelo Estado, mas em todo o País. “Em meio a essa crise, vamos tentar rever alguns contratos que tem na Sesau e tentar, na medida do possível, diminuir o custo para poder melhorar a receita”, informou. “A gente precisa diminuir os custos da Saúde. O orçamento não é o suficiente para fazer tudo o que a gente quer, então, vamos tentar diminuir esses custos, mas de uma forma planejada para que a gente possa realizar mais ações”, completou.

Além disso, Batista também apontou que a gestão vai priorizar a entrega das obras em andamento das unidades de saúde, como o anexo do HGR e o Hospital das Clínicas, que está previsto para ser entregue nos próximos meses. “No caso do Hospital das Clínicas, a construção já acabou e estamos agora na fase do acabamento, cuidando da mobília e outros ajustes finais. Acreditamos que com a abertura deste espaço vamos poder desafogar as demais unidades de saúde e diminuir as filas do HGR e as do interior do Estado”, avaliou Batista.

ALTERAÇÕES NA PASTA – Batista explicou que Marcelo Borba e Betânia Avelino continuam como adjuntos da Sesau e não há nenhuma previsão no momento de mudanças da equipe, porém, não descarta a possibilidade de alterações após assumir a pasta. “A partir do momento que a gente chegar lá, as demandas vão ocorrendo e a gente vai poder avaliar a estrutura, só assim que vamos saber se algo será mudado”, pontuou.

HISTÓRICO – Marcelo Rodrigues Batista é natural de Araguari, Minas Gerais. Filho de mãe roraimense, passou maior parte do seu tempo no Estado. Realizou seu ensino fundamental e médio na região, até passar para o curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Formado há 17 anos, atua na área da oftalmologia, é concursado pelo Governo do Estado e atua no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi eleito vereador pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), onde atuou na última legislatura da Câmara Municipal de Boa Vista de 2013 a 2016. Ele decidiu não se candidatar a reeleição, na época, por querer assumir outros projetos.

Em dezembro de 2014, Batista foi cotado para assumir a Sesau e chegou a afirmar que teria aceitado o convite, porém, próximo da posse da governadora Suely Campos (Progressistas), novas mudanças ocorreram e a titulação da pasta passou para Kalil Coelho. (P.C)