Cotidiano

Nível do Rio Branco já é mais 1,5 m maior do que em maio de 2017

A previsão para os próximos dias será de tempo nublado, com a possibilidade de mais chuvas, próximo da normalidade climatológica da época e em áreas isoladas

O nível do Rio Branco chegou aos 4,39 metros de altura nessa segunda-feira, 14. Isto é 1,68 metro a mais do que foi registrado no final do mês de maio no ano passado, que mostrou uma altura de 2,71 metros da água do rio. Os dados são da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr).

Segundo apontam os boletins hidroclimáticos diários feitos pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), esse aumento no nível do Rio Branco é resultante dos 210,2 milímetros que já choveram em Boa Vista apenas no mês de maio. O total de precipitações durante o período chuvoso, até o momento, é de 371,8mm. No dia primeiro de maio, esse índice era de 154,6mm.

Ainda segundo aponta o boletim do dia 14 de maio, a previsão para os próximos dias será de tempo nublado, com a possibilidade de mais chuvas, próximo da normalidade climatológica da época e em áreas isoladas, com temperaturas variando entre 25°C e 34°C, e umidade entre 55% e 95%.

Mesmo com um quadro estável de chuvas, os riscos de enchentes não são reduzidos. Tanto que no rodapé dos boletins emitidos ao longo do mês de maio é possível perceber um alerta direcionado à Defesa Civil de Boa Vista para que haja uma intensificação no monitoramento em áreas vulneráveis a alagamentos, inundações e enxurradas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o plano de contingência de ações pela capital foi intensificado devido tal preocupação. Além do monitoramento dos pontos críticos, está sendo feito o monitoramento dos índices registrados nos cinco pluviômetros operados pela Defesa Civil e vistorias de árvores, demandas que chegam através da central de atendimento.

“Está sendo finalizada a atualização do cadastro das pessoas que moram em área de risco e as equipes estão fazendo vistorias constantes nessas áreas. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento 156, que está pronta para atender chamados relacionados aos transtornos ocasionados pelo inverno”, afirmou em nota.

A Defesa Civil reforça a necessidade, por parte da população, de evitar jogar lixos e entulhos nas ruas, bueiros, valas e igarapés, uma vez que isso poderá causar grandes problemas nos próximos meses. “Com a chuva, devido ao acúmulo de entulhos ocorre o entupimento dos bueiros, contribuindo com o processo de alagamento”, frisou.

APP – Documentos meteorológicos diários elaborados pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), com previsões relacionadas a precipitações, temperatura e umidade, podem ser consultados através do aplicativo Femarh-RR, que está disponível na Play Store. (P.B)