Cotidiano

Nível do Rio Branco baixou 0,33 m em uma semana

Caso não chova nos próximos dias, é possível que este nível reduza; Em dezembro, o registro chegou a 0,57 metro

Passados seis meses da cheia do Rio Branco, quando o nível da água em Boa Vista atingiu quase os 9 metros, a preocupação agora é com a seca. Em uma semana (de 3 a 10 de janeiro), o nível do Rio Branco na Capital baixou 0,33 metro. De 1,60 metro no terceiro dia do ano, caiu para 1,27 metro na tarde de ontem, 10.

Caso não chova nos próximos dias, é possível que este nível reduza. Em meados de dezembro passado, o registro chegou a 0,57 metro. O nível mínimo já registrado no Rio Branco foi de -0,59m, em fevereiro de 2016. O nível máximo foi de 10,28 metros em agosto de 2011. A média é de 2,28 metros em Boa Vista. Os dados são da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizados no site da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) com atualização a cada 15 minutos.

Neste período de pouca incidência de chuva, a população deve tomar alguns cuidados, principalmente nos locais em que houve redução no volume dos mananciais. “No caso dos balneários, nós instruímos os banhistas a aumentarem os cuidados nas travessias. Há bancos de areia ao longo dos rios e igarapés que são um grande risco à vida. Quanto aos agricultores, orientamos sobre as queimadas, que podem ser um agravante durante períodos de estiagem”, afirmou o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes.

De 3 a 10 de janeiro, nível do rio caiu 0,33 metro