Cotidiano

Nível das águas do Rio Branco baixa diariamente com fim das fortes chuvas

Áreas que estavam submersas já estão voltando à normalidade, restando apenas galhadas e entulhos levados pela enchente

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas (ANA), as fortes temperaturas registradas no Estado já resultam na diminuição expressiva no volume das águas do Rio Branco, tanto na estação de Boa Vista quanto na Estação de Caracaraí, município localizado na região centro-sul do Estado, que também sofreu com alagações de casas e áreas residenciais.

Na terça-feira passada, 08, o nível registrado no setor de captação de água na Capital era de 6,69 metros acima do normal, caindo para 6,57 metros no dia seguinte. De lá para cá, foram registradas quedas diárias no nível das águas. Na segunda-feira, 14, o nível acusado pelo ANA era de 4,26 metros. Até as 16 horas de ontem, 17, eram registrados 3,32 metros, uma queda de quase 50% dentro de uma semana.

O reflexo disso é que áreas às margens do Rio Branco não estão mais submersas, a exemplo do Porto do Babazinho, no bairro São Pedro, e do Caetano Filho, o Beiral, no Centro. Nessas áreas ficaram apenas marcas, galhos e entulhos deixados pela enchente.

Para os próximos dias, segundo o Boletim Hidrográfico da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a previsão de precipitação de chuvas no Estado será de tempo nublado a parcialmente nublado, possibilidades com pancadas de chuva. As temperaturas devem variar entre mínima de 25°C e máxima de 33°C.

Segundo a Femarh, o acumulado de precipitação de chuvas em Boa Vista, no período de janeiro a julho desse ano, foi de 1.084,8 milímetros. Em todo ano de 2016, choveu cerca de 1.898,1 milímetros, enquanto a média histórica é de aproximadamente 1.679 milímetros. (M.L)