Cultura

Neuber Uchôa fala da sua paixão pela profissão

Segundo o artista, houve um período de sua vida em que sentia vergonha de cantar

Para quem não sabe, dia 13 de julho também se comemora o dia do cantor. Apesar de muitos se considerarem cantores, mesmo que apenas de chuveiro, a profissão de cantor é muito importante, e não basta apenas saber cantar alguns versos para ser considerado um bom cantor. Para o músico e compositor Nêuber Uchoa, a profissão é de desafios. 

“Eu comecei a minha carreira artística como cantor, em concursos de música na praça do coreto e programa de auditório dos 13 aos 18 anos. Eu ouvia as músicas da rádio e cantava, naquele ano só tinha uma rádio AM. Após um tempo, fiquei numa espécie de incubadora, onde me transformei além de cantor, em compositor. Me transformei num ‘cantautor’, que mistura as duas profissões”, explica.

Segundo o artista, houve um período em que sentia vergonha de cantar. “Nessa época, como todo jovem a voz vai mudando. Foi quando eu encontrei o violão e comecei a me sentir mais à vontade. E comecei a cantar as minhas próprias músicas. Meu universo de compositor também passeia pelas músicas que eu cantava na minha infância”, explica.

Para o artista, ser cantor é uma arte sublime, muitas vezes menosprezadas por artistas que também são compositores. “Se o artista é apenas cantor, e não compõe, não é uma profissão menor, pelo contrário. Tem poucos artistas que se dedicam só a isso, a Maria Betânia, o Ney Matogrosso, Gal Costa são artistas que se dedicaram só a cantar, lidando com esse virtuosismo. E para mim foi muito bom ter conhecido a música dessa forma, e em seguida eu fui aprendendo, me colocando como um instrumentista também”, diz.

Estar no palco e cantar suas músicas nunca perdeu a graça para o artista, que segundo ele, também gosta de valorizar outros músicos com quem divide suas apresentações. “Eu sempre fui inquieto. Às vezes saio para ir a algum show e algum barzinho, e se não me chamaram para ir ao palco, eu mesmo peço”, conta.

 Origem da Data

A comemoração do dia não é determinada por lei. Além do dia 13 de julho, comemora-se o Dia do Cantor também no dia 27 de setembro. Também neste 13 de julho comemora-se o Dia Mundial do Rock. 

Entre os cantores que mais venderam discos em toda história musical brasileira estão Roberto Carlos, com mais de 100 milhões; Nelson Gonçalves, mais de 60 milhões; Rita Lee, mais de 55 milhões, Chitãozinho e Xororó, mais de 35 milhões, e Xuxa, mais de 30 milhões. (Fonte: Mte- Jus Brasil)