Política

Não há mais clima para a prática de irregularidades, diz Édio Lopes

Para o deputado federal, brasileiros estão em alerta para ações de corrupção e reagem imediatamente quando julgam necessário

O deputado federal Édio Lopes (PR/RR) participou do programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 27, entre outros assuntos, para debater o cenário político atual do Brasil. De acordo com o deputado, a situação em que se encontra a política brasileira está sofrendo mudanças drásticas por conta da insatisfação da população.

Segundo Édio, não há clima no Brasil para a realização de velhas práticas e que há uma reação imediata, tanto da sociedade civil organizada, como do cidadão comum, para combater esse tipo de medida. “Em breve nós teremos um Brasil diferente. Os fundamentos que tinham sido admitidos e tolerados, até então, vão desmoronar. Tem uma estrutura que se cultivou, que se implantou e que era, em grande parte, aceita pela sociedade. Essa estrutura está sendo demolida literalmente”, avaliou o deputado.

Ainda sobre o assunto, o deputado aproveitou para tratar sobre o crime de responsabilidade de juízes e promotores no Brasil, que foi debatido recentemente durante a votação do projeto de lei nº 4850/16, que estabelece medidas contra a corrupção. “Eu tenho todo um respeito pelo Ministério Público, mas eu me entristeço quando eu vejo um promotor ir para dentro do Congresso Nacional, dentro da comissão que estava analisando o projeto de lei que propõe as dez medidas de combate à corrupção, com grupo organizado vaiando deputado que se posicionou por objetivarmos o crime de responsabilidade para juiz e promotor”, afirmou Lopes.

O deputado acredita que não é mais concebível que as penas dos crimes de responsabilidade sejam aplicadas somente para um determinado grupo de pessoas e criticou a forma como a informação está sendo divulgada para a população.

“Ninguém neste País pode achar ou imaginar que está acima dos demais. Nós acabamos de cassar uma presidente da República, que no nosso padrão de enxergar é tida como a mais alta autoridade do país, por crime de responsabilidade. Assim, eu fico triste em ver representantes de algumas organizações, que representam a magistratura nacional, nos meios de comunicação dizendo que é retaliação, que vai atrapalhar a operação Lava-Jato. Muito pelo contrário, nós vamos dizer: promotores e juízes, os senhores não são deuses, os senhores precisam descer daí e virem para a planície onde vive o restante da sociedade brasileira”, declarou o deputado.

Apesar da situação de alteração extrema, Édio acredita que este é um momento de esperança para a sociedade. “O povo tem se mostrado vigilante, participativo e cobrando. Nossos meios de comunicação estão abarrotados com reivindicações. Isso demonstra que a sociedade brasileira acordou e que entendeu que também é responsável pelos destinos do país”, afirmou. (P.C.)