Geral

Na primeira competição do ano, Bushido é campeã do II Boa Vista Open de Karatê

Mais de 65 karatecas de Roraima, Amazonas e São Paulo participaram do II Boa Vista Open de Karatê, realizado no sábado, 10, no Ginásio Hélio Campos. Na primeira competição do circuito roraimense da modalidade em 2018, apesar de ainda estarem em início de temporada, os atletas mostraram bom nível técnico, dando uma mostra do que ainda pode vir por aí ao longo do ano.

Chamou atenção o grande número de atletas com idades entre 8 e 14 anos, mostrando que a modalidade tem conseguido se renovar, conquistando novos adeptos, principalmente agora que o karatê passou a fazer parte do programa olímpico.

E a corrida para as Olimpíadas de Tóquio, em 2020, já começou. Atletas de todo o Brasil estão atentos para as competições que somam pontos para o ranking nacional. E o II Boa Vista Open é uma delas.

Que o diga o paulista Dyun Kimura, da Ryu Bu Kai, de São Paulo, que veio a Roraima prestigiar a competição e de quebra, somou mais pontos como campeão no kata, ele destacou que o mais importante é o crescimento do esporte no Brasil.

“Vindo a Roraima a gente constata que tem vários Estados com qualidade no karatê. Até porque competimos contra atletas que mais cedo ou mais tarde, encontraremos no campeonato brasileiro. Essa troca de experiências com outros atletas sempre ajuda a melhorar o desempenho. Eu melhoro, os atletas locais melhoram e quem ganha é o esporte que se fortalece, elevando o nível técnico das competições”, disse.

Quem reforça essa teoria é o roraimense Vinnicius Silva. “Em 2017 eu terminei como o 12º no ranking nacional, da minha categoria. Este ano, teremos competições no Chile e na China, que são importantes para quem almeja chegar à seleção. O treinamento é igual pra todo mundo, só é preciso estar nas competições. A presença de karatecas de outras partes do Brasil, aqui em Roraima, com certeza só eleva o nível do torneio”, explicou.

A grande vencedora do II Boa Vista Open de Karatê foi o Instituto Bushido, cujos atletas conquistaram ao todo, 37 medalhas, sendo 25 de ouro. A vice-campeã foi a Hien Kan, com 24 medalhas, sendo oito delas de ouro. Em terceiro, ficou a Funakoshi, que somou 16 medalhas, sendo sete ouros.