Cotidiano

Mutirão de cateterismo atende 31 pacientes até esta terça-feira

Atendimentos são realizados no Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem

O cateterismo cardíaco é um procedimento que pode ser utilizado para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Até terça-feira (12), 31 procedimentos serão realizados durante  4ª edição de 2018 do mutirão de cateterismo. A ação teve início no fim de semana. Ao todo, serão 117 atendimentos realizados somente em 2018.

O número de procedimentos realizados somente nos seis primeiros meses deste ano, quase supera o que foi feito durante todo o ano de 2014, quando foram realizados 150 atendimentos de cateterismo.

A diretoria do CCDI, Fátima de Jesus, disse que a cada mutirão, os pacientes que estão internados no setor de cardiologia do HGR [Hospital Geral de Roraima] recebem esse cuidado e são liberados logo após o procedimento, abrindo novas vagas no setor.

Estes procedimentos são realizados mensalmente para atender a demanda externa e pacientes internados no HGR. Uma nova edição do mutirão está prevista para os dias 14 a 17 de julho.

CCDI – A unidade, inaugurada em 1994, oferece, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), procedimentos diagnósticos de média e alta complexidade para Roraima, Estados vizinhos, além da Venezuela e Guiana. Entre 2015 a 2017, foram realizados mais de 9 mil atendimentos nas especialidades ofertadas no centro, sendo 605 somente de cateterismo.

Em 2016, a Unidade passou por uma reforma geral, e um ano depois foi instalado um novo aparelho de hemodinâmica adquirido em 2007, mas que até então não tinha sido instalado, ficando encaixotado por quase 10 anos.

O novo aparelho possibilitou a melhoria na realização dos exames de cateterismo, ecocardiograma, angioplastia, implante de marca-passo, entre outros procedimentos cardíacos de média e alta complexidade.