Cotidiano

Mutirão de cateterismo será realizado até amanhã

Até esta terça-feira, 17, acontece o Mutirão de Cateterismo, o terceiro realizado este ano. Os exames são feitos no Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CDI). A expectativa é atender trinta pacientes.

Devido à demanda, um novo mutirão está agendado para a segunda quinzena do mês de maio. Conforme a diretora do CDI, Fátima de Jesus, o mutirão ajuda a diminuir o número de pacientes internos no setor da cardiologia, tendo em vista que a maioria dos pacientes está internada no HGR

A equipe responsável pelos exames é formada pelos médicos: Luís Carlos Vieira, de Brasília, Marcelo Nakashima e Mauricio Nakashima, esses dois de Roraima além das equipes de enfermagem e de apoio, que vão trabalhar nos quatro dias.

O cateterismo é um procedimento considerado invasivo utilizado na cardiologia para diagnosticar e analisar a gravidade de doenças do coração. Os principais problemas são o infarto e a angina, caracterizada por uma dor no peito, mas o exame também serve para identificar doenças das válvulas e do músculo cardíaco.