Cotidiano

Municípios do interior recebem reforço para combate ao sarampo

Cada localidade receberá dois veículos cada, do tipo caminhonete, para auxiliar no acesso da população às vacinas

Os catorze municípios do interior do Estado receberam ontem, 21, veículos do tipo caminhonete para auxiliar na campanha de vacinação contra o sarampo. O objetivo é que as viaturas auxiliem nas ações direcionadas às localidades de difícil acesso, como vilas e vicinais.

De acordo com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), a iniciativa segue a reivindicação dos municípios, que reclamavam da dificuldade de enviar equipes aos pontos críticos. O Governo do Estado então articulou com o Ministério da Saúde (MS), que disponibilizou recurso para o aluguel das caminhonetes por 15 dias. Já o combustível dos carros será pago pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Os veículos ficarão sob a responsabilidade dos gestores e secretarias municipais de Saúde. Até o momento, nove desses municípios já enviaram uma pequena programação informando quais os trabalhos que serão executados.

“Eles vão sair de sua rotina e vão atrás da população, principalmente a população de vicinais do Estado, que estão mais afastadas da sede. Trabalhadores em indústrias, em empresas, em escolas também. A vacina vai sair da rotina das salas de vacinação e vai em busca da população durante esses 15 dias, para que realmente a gente consiga melhorar esses números de doses aplicadas”, pontuou a coordenadora-geral Daniela Souza.

BOA VISTA – O único município que ficou de fora do benefício foi a Capital. Segundo a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, a Prefeitura de Boa Vista afirmou que não precisava das viaturas, pois já possuía veículos suficientes para fazer a cobertura. “Nós planejamos a inclusão do Município de Boa Vista também pensando na população que mora na área rural. A Prefeitura de Boa Vista disse que realmente não precisava e que já tinha veículos para fazer a sua cobertura. Diante disso, nós vamos deixar esses dois veículos na Vigilância Estadual”, informou Daniela.

Um deles ficará disponível para atender as equipes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que estão em Roraima atuando nos municípios, e outro para Boa Vista. “De qualquer forma, a Capital será reforçada. A gente redirecionou o trabalho para o apoio da campanha de vacina, que é esse o intuito”, frisou.

Após o fim da campanha de intensificação de vacinas, no dia 10 de abril, a coordenadora informou que ocorrerá um período de avaliação dos dados e da cobertura no Estado. No caso de lacunas, com localidades que faltaram vacinar, serão elaboradas novas medidas para atingir a população.

Roraima tem 135 suspeitas e 29 casos confirmados de sarampo

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) também atualizou os dados de sarampo no Estado. Até ontem, 21, foram 135 casos notificados por suspeita da doença. Desses, 29 foram confirmados. As suspeitas foram encontradas nas cidades de Boa Vista, Pacaraima e Cantá. Um óbito por sarampo também já foi confirmado e outra morte está em fase de investigação.

Por conta dos números, a coordenadora-geral ressaltou a importância de a população buscar se vacinar. Daniela reforça que o sarampo é uma doença grave, com consequências sérias, mas pode ser evitada pela vacinação. “O que a gente precisa nesse momento é que a população vá em busca da vacinação nos postos de saúde e realmente se proteja”, completou. (P.C)