Cotidiano

Municípios do Norte discutem propostas para a primeira conferência estadual

Representantes dos municípios discutem as propostas de melhorias para a saúde pública voltadas para as mulheres da região

Para discutir a realidade local e propor sugestões para melhorar as políticas para saúde das mulheres, representantes dos municípios do norte do Estado estão reunidos para definir as propostas que serão apresentadas na primeira Conferência Estadual da Saúde das Mulheres, que ocorrerá em junho. O encontro ocorre desde esta quinta-feira (4) e será finalizado nesta sexta-feira (5) na vila do Tepequém, município de Amajari.

As chamadas conferências macrorregionais são o primeiro passo para a realização da conferência estadual de saúde das mulheres em Roraima. Nelas, os representantes dos municípios podem sugerir melhorias de acordo com a realidade de cada um. Em seguida será a vez de Boa Vista realizar esta discussão, nos próximos dias 11 e 12 e finalmente os municípios da região Sul, nos dias 18 e 19 deste mês.

Para Ronielly Amorim, secretário e conselheiro municipal de saúde de Pacaraima, a conferência é uma oportunidade de todos os municípios envolvidos apresentarem a realidade que enfrentam. “É muito importante não só para Pacaraima, mas para todos os que estão aqui, para que possamos desenvolver um trabalho juntos para melhorar o serviço de saúde oferecido às nossas mulheres”, disse.

De acordo com a conselheira estadual de saúde Luciléia Vasconcelos, a conferência macrorregional serve para aproximar municípios, Estado e Governo Federal. “São propostas para a saúde da mulher elaboradas em cima das necessidades delas, que serão discutidas em âmbitos municipal, estadual e nacional, fazendo uma aproximação entre essas três esferas. Para o Conselho Estadual, é muito importante trabalhar essa assistência às mulheres”, finalizou.

CONFERÊNCIA – As conferências macrorregionais discutirão as propostas que serão levadas para a conferência estadual, que será realizada pela primeira vez em Roraima, entre os dias 7 a 9 de junho, com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integridade com equidade”. O evento tem o objetivo de propor orientações para a melhoria na prestação dos cuidados à saúde da mulher, tanto em âmbito estadual, como nacional.

Já entre os dias 1º a 4 de agosto será realizada a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, convocada pelo Conselho Nacional de Saúde e vai reunir 27 Estados, mais o Distrito Federal, que sediará o evento.

Segundo o Conselho Nacional de Saúde, o objetivo é implementar Atenção Integrada à Saúde das mulheres, abrangendo as políticas de equidade, ou seja, fazendo que a saúde nacional atenda com a mesma igualdade a população negra, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), em situação de rua, e de campo, evitando problemas como o racismo e discriminação por orientação sexual.