Esporte

Mundão terá maratona de jogos no primeiro semestre

A diretoria do São Raimundo terá grandes desafios este ano e vários problemas para resolver no primeiro semestre quando será o representante de Roraima nas competições oficias da Confederação Brasileira de Futebol (CBF): Copa do Brasil e Copa Verde e mais as disputas do Campeonato Estadual de Futebol.

Para disputar as três competições quase que simultâneas, dependendo do desempenho classificatório da equipe, o Mundão terá que apresentar um elenco robusto com pelo menos 30 atletas, já que haverá proximidade de datas de pelo menos duas competições: o Campeonato Estadual e a Copa Verde, com jogos disputados em intervalos de 24 e 48 horas, o que não é permitido pelo regulamento da CBF, que fala em pelo menos 72 horas de descanso para o atleta de um jogo para outro.

A jornada do Mundão começa no dia 15 de fevereiro no campo da Vila Olímpica Roberto Marinho, contra os mineiros do Boa Esporte pela Copa do Brasil. Com as mudanças da regra, a decisão é em apenas um jogo e o visitante tem a vantagem do empate. Caso vença passa para a segunda fase que ainda não tem data defini da pela CBF.

A maratona começa mesmo a partir do dia 05 de março, num domingo, quando encara o Águia de Marabá-PA pela primeira fase da Copa Verde, no jogo de ida no campo da Vila Olímpica, e faz o jogo de volta no dia 19, também num domingo, no estádio Zinho de Oliveira em Marabá-PA.

Já no dia 21 de março, numa terça-feira, dois dias depois de jogar pela Copa Verde, faz sua estreia no Estadual contra o Atlético Roraima.

Se passar pelo Águia vai para as quartas de finais da Copa Verde e joga na quarta-feira dia 29 de março contra o Galvez-AC ou Nacional-AM ou Paysandu-PA. Se estiver entre os dois classificados de seu grupo no Estadual fará as semifinais do Primeiro Turno dia 28 de março, numa sexta-feira, um dia antes de jogar pela Copa Verde. Se vencer nas semifinais do Estadual, vai para a decisão do Primeiro Turno no dia 31 de março, numa sexta-feira. Já o jogo da volta da Copa Verde acontece num domingo dia 02 de abril, dois dias depois da decisão do Turno do Estadual.

Se passar para as semifinais da Copa Verde joga no domingo dia 16, mas antes enfrenta o Baré no sábado dia 15 pelo Estadual.

A final da Copa Verde será dia 26 de abril e seria a única data em que o Mundão não teria confronto de datas pelo Estadual, já que joga dia 21 contra o Náutico.

O campeão estadual será o representante de Roraima na Copa Verde de 2018. Já a edição 2017 será a 4ª da Copa Verde e não dará mais vaga para a Copa Sul-Americana do ano seguinte. Os times classificados para a Copa Verde deste ano são: Atlético Acreano, Santos-AP, Fast Clube-AM, Nacional-AM, Luziânia-DF, Ceilândia-DF, Rio Branco-ES, Anápolis-GO, Luverdense-MT, Sete de Dourados-MS, Paysandu-PA, Rondônia-RO, São Raimundo-RR, Tocantins de Miracema-TO, Vila Nova-GO,Cuiabá-MT, Remo-PA e Águia de Marabá-PA. Galvez-AC e Nacional-AM jogam na fase preliminar em busca de uma vaga para seguir na competição.