Polícia

Mulher quebra mesa e computador no HGR

O que era para ser uma simples consulta médica, foi parar na delegacia. Uma dona de casa, de 43 anos, passou mal e teve uma crise nervosa após esperar por horas o atendimento da filha no Pronto Atendimento Airton Rocha, no Hospital Geral de Roraima (HGR). O caso ocorreu no domingo às 23h30 e foi registrado na Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial (5º DP) como dano qualificado ao patrimônio público.

A história iniciou quando a dona de casa, que acompanhava a filha na unidade de saúde, teve uma crise nervosa ao ver a filha não ser atendida após horas de espera. Segundo relatado à Polícia, a mulher teria quebrado uma mesa, ocasionando danos à tela de um computador da sala de um dos médicos do Pronto Atendimento, além de jogar uma garrafa de álcool em uma das pessoas que estava no local.

Outro lado -A Secretaria Estadual de Saúdeinformou que por volta das 22h30 deste domingo, 17, a acompanhante da paciente em questão adentrou o consultório 5 do PARR (Pronto Atendimento Airton Rocha), e derrubou a mesa do médico plantonista, quebrando a tela do computador que estava em cima da mesa.

“A mulher foi contida por policiais militares e conduzida à Delegacia para as providências cabíveis. Ela teria alegado que a demora para ser atendida foi o que ocasionou a situação, porém, foi verificado que a paciente em questão foi classificado pelo protocolo de Manchester como VERDE, que são pacientes com perfil ambulatorial e que deveriam receber o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde)” disse a Sesau.

Segundo eles, o tempo de espera para pacientes classificados como VERDE pode ser de até 120 minutos (duas horas). Ou seja, o tempo de aguardo foi menos da metade do que é preconizado pelo Protocolo de Manchester.

“O referido Protocolo é um sistema de classificação de pacientes por meio de pulseiras com cores diferentes, que permitem definir qual a situação de cada um, resultando num atendimento mais rápido confirme a gravidade de cada caso. O Protocolo de Manchester é preconizado pelo Ministério da Saúde nas Unidades de Saúde de todo o país” informou.

Esclarece ainda que de acordo com a Cooperativa Médica, havia quatro médicos atendendo normalmente nos consultórios, e um médico em intervalo de descanso, conforme estabelecido em 15 minutos (das 22h30 às 22h45).