Cotidiano

Movimento em oficinas de carro aumenta no período de férias

Aumentou a demanda por serviços de revisão automotiva nas oficinas mecânicas de Boa Vista em razão do final do ano, época em que muitas pessoas viajam. A preocupação com a segurança na hora de pegar a estrada tem levado um número maior de pessoas a procurar os estabelecimentos.

De acordo com mecânico Cosme Coelho, proprietário há 23 anos de uma oficina mecânica localizada no bairro São Vicente, entre os principais defeitos constatados nos veículos que fazem parte da frota circulante na capital destacam-se o pneu careca, a lanterna queimada, a falta de seta e os motores desregulados. Ele explicou que a manutenção é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. “Deve-se sempre verificar o estado de conservação dos pneus, da suspensão e dos freios do automóvel”, destaca.

Segundo o mecânico, é recomendado levar o veículo para revisão duas semanas antes da viagem, a fim de que haja tempo hábil para os possíveis ajustes. A revisão de um automóvel pode custar de R$ 60 a R$ 200 para os serviços básicos. “Em uma manutenção básica de um carro de passeio, entra a troca da correia se necessário, pastilha de freio, óleo de motor. A parte mecânica e de injeção eletrônica também passa por análise”, disse.

O comerciante André Campos, que passa as festas de final de ano fora de Boa Vista, está entre os que não deixam de revisar o carro. “Acho que é mais do que uma cautela. Estamos falando de segurança e de tranquilidade.

Não custa fazer a checagem e manter o automóvel em ordem garante uma viagem tranquila”, assegurou o comerciante.

Férias elevam o movimento em lojas de autopeças

O movimento nas lojas de autopeças aumentou aproximadamente 20% nesse período de férias. O gerente operacional de uma autopeças, localizada na avenida das Guianas, relatou à equipe da Folha que desde do dia 15 desse mês a loja está sempre lotada de pessoas. O movimento triplicou e, em dezembro, o faturamento cresceu em comparação com o ano passado. “Temos preços bons e variedade. Esse período de férias favorece muito”, disse.

Ele concluiu dizendo que o fluxo nas estradas no período do final de dezembro é o reflexo do aumento no movimento e consequentemente nas vendas. “É nesse período que as pessoas mais escolhem pra viajar”, avaliou. (E.S)