Entretenimento

Movimento ‘Segue-me’ reúne mais de 150 jovens para a Oração do Terço

Encontros acontecem na Comunidade São Francisco das Chagas

Os jovens representam o futuro das gerações e são suas atitudes que transformam o mundo. Dessa forma, para sobreviver frente as dificuldades da vida, eles precisam lutar bastante pela conquista de seu dia a dia, sobretudo, para tornar o mundo um habitat mais saudável e indiferente das desigualdades sociais. 

O filósofo Sócrates já dizia, “O que deve caracterizar a juventude são a modéstia, pudor, amor, moderação, dedicação, diligência, justiça e educação. Estas virtudes devem formar seu caráter”.

Pensando e agindo sobre essa razão, mais de 150 jovens boa-vistenses, atuantes do Movimento ‘Segue-me’, participam do Encontro de Orações do Terço, que acontece na última quarta-feira de cada mês, na Comunidade São Francisco das Chagas, bairro São Francisco, às 22h30.

O Desafio de Fé começou em agosto de 2016, sendo idealizado e coordenado pelo padre Mário Castro. “A proposta foi lançada para o ‘Segue-me’, quando discutimos com os rapazes e moças que frequentam as Comunidades São Francisco das Chagas, Consolata e Cristo Redentor, se eles aceitariam abraçar uma experiência de Orações do Terço. Desde então, tudo foi acontecendo de forma envolvente e gratificante”, destacou o padre.

Para a arquiteta Bianca Marcelle, 24, encarar o desafio foi um incentivo positivo frente a novas reflexões e espiritualidade.

“No início até achei complicado administrar essa rotina tão incomum entre a maioria dos jovens, mas o bom desse desafio foi justamente encarar como algo novo. Por outro lado, o incentivo de nosso pároco, padre Mário, foi fundamental para obtermos gosto pelo terço. No mais, os terços sempre são conduzidos de forma bem jovem, com dinâmicas, músicas, encenações, adereços decorativos, etc., e todos são sempre bem-vindos para somar conosco com fé em Deus”, ressaltou.

Bianca também se referiu sobre a importância do Terço para o Segue-me, “Para nós católicos, a oração do terço é uma forma de conhecer profundamente os passos de Jesus, através dos olhos de Maria, com silêncio, escuta, obediência e fé, ou seja, o terço é uma das orações mais fortes de aproximação com Deus”, comentou.

As atividades do ‘Segue-me’ ainda envolvem ações beneficentes, retiros e encontros. O estudante Valmir Peccini também ressaltou sobre a atuação do grupo.

“Dentre as principais responsabilidades da turma estão as celebrações com os jovens que ocorrem no último domingo de cada mês. No ‘Segue-me’, refletimos sobre temas que abordam o cotidiano, como a corrupção, homossexualidade, fé, aborto, espiritualidade, mês das mães, dos pais, das crianças, setembro amarelo, entre outros, tudo com base em referências importantes, como artigos científicos ou religiosos destacados pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), por exemplo. A partir dessas reflexões, muitos são levados a realizar ações concretas, com fins beneficentes, situações que já aconteceram algumas vezes”, disse Peccini.

“Nossos jovens também não têm encontrado motivações nos exemplos políticos do mundo, principalmente do Brasil. Consequentemente, eles buscam algo mais sólido, como a fé em Deus, para obter respostas sobre o futuro da sociedade. A sede deles é por justiça, solidariedade e comunhão, laços que geram amizades e reciprocidade concretas”, afirmou o padre Mário.

Celebrações e Missas acontecem todos os dias. No sábado, a missa ocorre às 6h30. Terça-feira as novenas são às 6h30, 11h30, 17h, 18h e 19h15. O Encontro de Liturgia acontece às 20h das terças-feiras; A Catequese ocorre no sábado, às 16h.