Polícia

Motorista perde controle do veículo e quase derruba poste

Às 04h30 da madrugada de sábado, 03, um motorista com sintomas de embriaguez bateu em um poste enquanto conduzia pela Rua Estrela D’alva, no bairro Raiar do Sol, zona Oeste. Por conta da colisão, o poste de concreto quase partiu ao meio. Os ocupantes do veículo foram atendidos pelo Resgate do Corpo de Bombeiros e conduzidos ao Hospital Geral de Roraima (HGR) para atendimento médico especializado.

Conforme o Relatório de Ocorrência Policial (ROP) da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural (Ciptur), da Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para averiguar a ocorrência com vítimas e danos materiais. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram os dois homens sendo atendidos pelos socorristas dos bombeiros.

O condutor informou aos policiais que seguia pela via pública quando perdeu o controle do veículo Fox, cor azul, e bateu em um poste de energia, destruindo a frente do automóvel. A colisão foi tão forte que o motor do carro sacou no momento do acidente e ficou cerca de 10 metros do lugar da batida.

No primeiro momento, somente o homem que estava no banco do passageiro foi removido ao Pronto Socorro, uma vez que o motorista recusou-se a ser atendido e conduzido pelo Resgate até a unidade de saúde, porém, minutos depois sentiu dores na região das costelas e teve que ser levado ao Trauma do HGR pela viatura da PM, pois não havia naquele momento viaturas do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Resgate disponíveis.

A guarnição afirmou à Folha que o condutor do veículo apresentava sintomas de ter ingerido álcool, exalando cheiro de bebida alcoólica e alteração na fala. Ele foi convidado a fazer o teste do “bafômetro”, mas negou-se a seguir a orientação policial. Diante da recusa, os militares elaboraram o termo de constatação de embriaguez.

O motor e o chassi do carro foram levados pelo guincho para que a rua fosse liberada. A Carteira de Habilitação de motorista foi recolhida para que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) tome as medidas previstas em lei.

Como o condutor precisou ficar internado, precisando passar por procedimento médico, não foi possível apresentá-lo à autoridade policial, no entanto, o caso foi registrado no Plantão Central do 5º Distrito Policial.
Nas primeiras horas da manhã ainda do sábado, uma equipe da Eletrobras fez a troca do poste destruído.

OUTRO CASO – Nas proximidades do Terminal de ônibus do Centro de Boa Vista, outro motorista também perdeu o controle do veículo na manhã do sábado, 03, subiu a calçada e só parou depois de bater em alguns bancos de uma praça. A Polícia Militar também atendeu à ocorrência.

Algumas testemunhas contaram aos militares que o veículo trafegava em alta velocidade quando subiu a calçada, depois de passar direto na curva. O motorista conseguiu sair do automóvel, mas não aparentava ter ferimentos graves. Ele recebeu os primeiros-socorros ainda no local do acidente, e logo após foi conduzido à Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial para dar explicações ao delegado de plantão sobre as causas do acidente. Ninguém ficou ferido. (J.B)