Entretenimento

Mostra realiza simulações de Guerra

Modalidade esportiva vem aderindo novos adeptos em todo o país

Uma Exposição de Airsoft, no shopping do bairro Cauamé, está apresentando réplicas de armamentos, fardamentos camuflados, proteções, vídeos e cenas de jogos e virando febre entre os adeptos da modalidade. A programação continua até o dia 18 de junho simulando situações de combate que se assemelham a um cenário de guerra.

“Estamos divulgando o Esporte. O Airsoft é um jogo de honra e lealdade, apesar de parecer agressivo. Esta modalidade tem se popularizado em todo o Brasil e, atualmente, Roraima conta com 200 praticantes”, destacou Igo Sena, do time MCAT, que deu mais detalhes sobre a brincadeira.

O que é o Airsoft – “Como nova modalidade esportiva, o Airsoft busca entreter os participantes em uma situação de game com aspectos reais. Os jogos são compostos por duas ou mais equipes, vencendo aquele que conseguir cumprir seu objetivo primeiro, também existindo uma infinidade de objetivos”.

Origens – “A brincadeira surgiu no Japão, ainda na década de 70, sendo hoje um esporte bastante popular no mundo. Nos Estados Unidos, a cada ano ocorre a ‘Operação Irene’, no qual uma base de treinamento do exército é utilizada para a realização de um evento que dura um fim de semana inteiro. Na Europa, por exemplo, o “Berget” reúne milhares de fãs.
“Os praticantes do esporte nutrem plena admiração pelas forças policias e militares, mundo afora. São médicos, engenheiros, professores, militares, estudantes, comerciantes, entre outros que adoram o Airsoft”.

Como funciona a brincadeira? – As armas de Airsoft são de pressão, sendo elétricas, a gás ou por mola. As mais indicadas são as armas elétricas, conhecidas com AEG (Automatic Eletric Gun), elas utilizam uma bateria, um motor e um sistema de engrenagens e pistão para comprimir uma mola e expelir o projétil. Detalhe, 90% das armas dessa categoria são armas longas: submetralhadoras, rifles, fuzis, etc., mas existem pistolas elétricas.

Segurança – A periculosidade do esporte é muito pequena. Os equipamentos de proteção são cruciais como óculos, máscaras, coletes, entre outros equipamentos que resistam aos impactos dos projéteis, principalmente.