Cultura

Mostra quer resgatar hábito de contar histórias infantis

A Mostra de Resgate de Contos e Histórias Infantis terá seu lançamento nessa sexta-feira (07). A proposta é promover e fomentar a produção das artes cênicas para o público infantojuvenil, resgatando contos e histórias infantis por meio de uma programação com oficinas e palestras.

O lançamento ocorre em Boa Vista e Mucajaí, na videoteca do Palácio da Cultura às 9h30 minutos e na Biblioteca Municipal de Mucajaí às 16 horas, respectivamente.

Muitos acreditam que, com a tecnologia, isso não é mais necessário. Dessa forma, estamos perdendo o hábito de contar e as próprias histórias estão sendo esquecidas.

De acordo com Silmara Costa, o projeto será realizado em três etapas, todas elas, em Mucajaí.

“Haverá primeiramente, oficinas de Contação de histórias, interpretação e expressão corporal, em seguida, o recebimento das inscrições para participação da mostra e curadoria e por último a realização da mostra”, explicou.

Segundo ela, os contadores de história profissionais irão aprender vários caminhos para cativar crianças e gente grande, instigando sua criatividade e deixando seus ouvidos mais atentos. Não é todo mundo que consegue. É necessário ler muito, estudar e praticar.

“Estamos colaborando na participação dessa mostra que é bem cultural, o objetivo é resgatar esse hábito de contar a história infantil, contar com a participação dessas crianças, e é importante principalmente que irá alcançar os moradores de Mucajaí”, contou.

Inscrições

As inscrições para participação das oficinas estarão disponíveis até o dia 21 de julho. As oficinas serão realizadas a partir do dia 24 de julho e seguem até o mês de agosto. A mostra final ocorrerá no dia 15 de setembro, toda a execução do projeto será em Mucajaí, mas estará disponível para todos os interessados de forma gratuita.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 99116-6963, 98103-8700 e 99111-1883. O projeto foi contemplado com Edital da Lei de Incentivo a Cultura do Estado de Roraima pela Secretaria de Estado da Cultura e tem o patrocínio da PROSSERV.