Cotidiano

Moradores reclamam de mau cheiro causado por esgoto despejado em igarapé

Comerciantes ameaçam fechar estabelecimentos próximos ao igarapé por conta do forte odor

Moradores do bairro Mecejana, zona oeste da capital, estão incomodados com o forte cheiro causado por uma estação de rede de esgoto sem tratamento que despeja dejetos no Igarapé da Cobra, como é conhecido, localizado às margens da avenida Venezuela. Algumas pessoas contam que não conseguem se alimentar em casa por conta do forte odor. 

A moradora e comerciante Carla Moraes tem uma lanchonete nas proximidades da rede de esgoto e está pensando em fechar o comércio. “Fizemos uma avaliação e nosso estabelecimento chegou ao limite. Tem clientes que pedem macarrão, deixam o macarrão pela metade e a gente não pode cobrar. Nós estamos passando momentos constrangedores por causa do mau cheiro dessa rede de esgoto sem tratamento que joga dejetos no Igarapé da Cobra. Na verdade, nem nós mesmos conseguimos nos alimentar em casa”, afirmou.

Ela não é a única pessoa a reclamar. O morador Félix Miranda também está pensando em mudar do local. “A nossa casa vive com esse cheiro ruim, insuportável. Para conseguir comer bem, vamos ao restaurante, pois em casa é impossível”, reclamou.

Segundo outro morador, que não quis ser identificado, o problema é antigo. Eles convivem com o mau cheiro há mais de dez anos e já tentaram de tudo para conseguir resolver a situação. Cinco anos atrás, fizeram um abaixo-assinado e encaminharam às autoridades, mas até os dias de hoje nada foi feito e a situação é a mesma.

“Essa situação é muito antiga. Coloque anos nisso. Já tentamos de tudo para resolver, mas tudo foi em vão. Há uns cinco anos, fizemos um abaixo-assinado na tentativa de resolver o problema. Encaminhamos para as autoridades competentes, mas, como você pode ver, o problema continua”, informou o morador.

OUTRO LADO – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informou que enviaria uma equipe, ainda ontem, 8, ao local citado na reportagem para verificar a situação in loco.

A Companhia ressaltou que, para qualquer dúvida, os usuários podem entrar em contato direto com a empresa por meio dos canais de comunicação, entre eles, a Central de Atendimento 0800.280.9520, o aplicativo Caer Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caer.com.br. (E.S)