Cotidiano

Moradores reclamam de imóveis abandonados no bairro São Vicente

Boa Vista possui imóveis abandonados por toda parte, seja em bairros nobres ou mais afastados do Centro. Muitos deles estão em degradação e servindo de ponto de encontro para criminosos ou usuários de drogas. Pessoas que moram no bairro São Vicente, na zona sul, próximos a imóveis abandonados, relatam que passam por um sofrimento diário.  

Na Avenida Benjamim Constant, uma residência abandonada em frente a uma academia, que está em total estado de degradação, tem preocupado a vizinhada. Metade do imóvel está tomada pelo mato e a outra está com a estrutura caindo aos poucos. “Dá sempre muito medo quando chega à noite. A gente sempre presencia a chegada de marginais para usar drogas. Na semana passada roubaram a academia e se esconderam aí dentro”, disse o morador José Sales.

Segundo o garçom R. C, também morador próximo, a casa é um lugar de apoio para marginais e vários fatos já ocorreram nela. O uso de drogas é constante e já aconteceram duas tentativas de estupro. Os ladrões vez ou outra também se escondem no local. “Esse problema é muito sério. Aí é um alojamento da criminalidade e ninguém toma providências. Estão esperando uma barbaridade acontecer para fazerem algo”, afirmou.

Outra casa localizada na mesma avenida, em frente a uma padaria, também está causando dor de cabeça aos moradores. Segundo o padeiro J. M, à noite há uma grande movimentação de pessoas que roubam pela região e fogem para se esconder no lugar, além do encontro de usuários de droga.

“Começaram a construir sem documento, sem licença, então a prefeitura veio e embargou. Até hoje está aí, abandonada, servindo para acolher marginais. Quando chega à noite, ficamos assustados com o movimento de desocupados procurando algo errado para fazer ou mesmo para se esconder”, disse.

PREFEITURA – Sobre crimes cometidos nesses locais, a Prefeitura de Boa Vista informou que o combate à criminalidade é um trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e Polícia Militar, o que tem sido realizado com afinco.

Quanto aos imóveis abandonados, ressaltou que não tem como intervir em propriedades particulares e que a manutenção e limpeza de terreno são de responsabilidade do proprietário. Ressaltou que proprietários de terrenos baldios que não fazem a limpeza de suas propriedades estão sujeitos a multas de 200 UFM (Unidade Fiscal Municipal), aproximadamente R$ 560,00.

Se mesmo assim o proprietário não providenciar a limpeza num prazo de dez dias, ele será multado novamente, com acréscimo de 50% do valor por reincidência. Frisou que a população também pode denunciar terrenos baldios, por meio da Central de Atendimento 156. A ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

“Para tanto, é necessário repassar o endereço para que os fiscais possam chegar até o local. Todas as demandas recebidas pelo canal são encaminhadas às secretarias responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências”, destacou. (E.S)