Cotidiano

Moradores reclamam de falta de energia na Serra do Tepequém

Oscilações de energia têm causado a queima dos eletrodomésticos e é preciso pagar dobrado para um técnico subir a Serra para reparar o estrago

Transtornos causados por falta de energia elétrica, quedas constantes da luz e eletrodomésticos queimados. O relato é dos moradores de um dos maiores pontos turísticos do Estado: a Serra do Tepequém, localizada no Município de Amajari, região Norte de Roraima.

De acordo com a moradora, Madalena Alves, que tem um sítio em Tepequém, o povoado tem passado por constantes desligamentos de energia e oscilação, queimando os aparelhos das residências e levando prejuízo a quem vive por lá.

Outro problema é o custo do reparo dos itens, já que os moradores precisam pagar o valor dobrado para que os técnicos subam a Serra para consertar os eletrodomésticos. “Quando precisamos trocar um equipamento que queimou, por exemplo. Além de ser caro, temos que pagar mais R$ 150 para um técnico vir até aqui. Isso é um absurdo”, reclamou Madalena.

A moradora, que também lucra com as atividades turísticas na área ao fornecer alimentação para turistas, afirmou que a falta de energia prejudica o comércio local. “Quando temos esses problemas de energia, para tudo. Nós dependemos de energia para quase tudo”, completou.

Madalena explicou ainda que a região recebe muitos raios naturais, que também causam transtornos, mas que todos entendem, pois sabem que se trata de uma força da natureza. “Recentemente, aconteceu de muitos aparelhos queimarem com um enorme raio que deu, mas entendemos que é a natureza. O problema é quando acontece por conta de um serviço que pagamos caríssimo”, criticou.

QUALIDADE DA DISTRIBUIÇÃO – Uma moradora também informou que a distribuição é feita através de uma interligação da rede de energia do Tepequém com o Amajari, na Vila Brasil, mas que a rede chega fraca à casa das pessoas. “Estamos no final da rede que começa no Amajari, recebendo, portanto, menos energia. Os motores poderiam estabilizar a rede na ponta. E não tem manutenção local. E qualquer problema depende de uma solução que está a pelo menos uma hora de distância”, reclamou.

Para os comerciantes, a falta de energia de qualidade também inviabiliza o turismo de aventura na região, principal fonte de renda dos moradores do local e consequentemente a economia do Estado. “Tepequém não é mais uma simples vila. A cada final de semana recebemos visitas de turistas do Brasil e do mundo inteiro, que, muitas vezes, ultrapassa quatro a cinco vezes a população local. Gente que traz dinheiro para esse estado e para o município. Nós e eles merecemos mais respeito”, completou.

ELETROBRAS – A Folha entrou em contato com a Eletrobras Distribuição Roraima, para obter informações sobre as quedas constantes e ausência do fornecimento de energia na Serra do Tepequém. Porém, não obteve retorno da Assessoria de Comunicação até o fechamento da matéria. (P.C.)